Gestão Comercial
Telefone
- Despacho n.º 8609/2014, de 2 de julho
- Horas de contacto: 1638.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Gestão
- Nº de Semestres: 6
- Língua: PT
- Modo: Presencial
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios.
A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático das pessoas que o frequentam, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere.
Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

-
ObjectivosObjectives
A licenciatura em Gestão Comercial tem como principal objetivo preparar profissionais com competências base da gestão e com competências específicas das áreas do marketing de forma a poderem gerir, de modo integrado, as atividades, os processos e as operações relacionadas com a gestão comercial em qualquer tipo de organização.
-
DestinatáriosRecipients
Jovens que ambicionam desenvolver uma carreira profissional de sucesso nas áreas relacionadas com a Gestão Comercial num contexto altamente competitivo e em que existe uma elevada procura por profissionais qualificados nesta área.
Profissional que desejem desenvolver a sua carreira, investindo numa formação altamente diferenciada. -
CompetênciasCompetences
- Conhecer os modelos conceptuais que fundamentam as práticas dos profissionais da gestão comercial.
- Identificar as tendências de evolução mais marcantes ao nível da gestão comercial.
- Demonstrar aptidões de análise e previsão das disponibilidades e as necessidades da empresa nas áreas da gestão comercial.
- Adquirir competências ao nível da legislação relacionada com os diferentes contextos da gestão comercial, nomeadamente no que se refere especificamente ao direito comercial e dos contratos.
- Desenvolver e implementar planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing.
- Demonstrar capacidades e competências para realizar estudos de mercado.
- Definir os objetivos estratégicos da organização no que refere à gestão comercial e força de vendas.
- Adquirir competências que permitam aos diplomados exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico.
-
Estudos FuturosFuture Studies
Os licenciados em Gestão Comercial podem ingressar em cursos de 2.º ciclo (mestrado) nas áreas científicas da gestão e/ou do marketing.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Concurso institucional: possuir o 12º ano de escolaridade ou equivalente e aprovação nas provas de ingresso definidas.
- Obtenham aprovação nas provas destinadas aos Maiores de 23 anos.
- Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário. Estes candidatos concorrem através de concurso e prova de avaliação local.
- Candidatos que já frequentaram o Ensino superior e pretendam efetuar a mudança de par instituição/curso.
- Candidatos que já frequentaram o curso e pretendam o reingresso.
- Titulares de CET ou TESP.
- Titulares de Cursos Médio ou Superior.
- Estudante internacional que satisfaçam as respetivas condições de ingresso.
Concurso institucional: provas de ingresso e nota mínima.
- 18 Português
Mais uma das seguintes provas:
- 04 Economia
- 09 Geografia
- 16 Matemática
- 11 História
- 06 Filosofia
- 13 Inglês
Nota mínima de ingresso: 95 pontos
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- Direções de Departamentos Comerciais.
- Direção de Departamentos de Marketing.
- Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas.
- Atividades de comunicação comercial.
- Branding.
- Atividades logísticas.
- Atividades de internacionalização.
- Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.
- Docente e/ou investigador/a.
-
Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Gestão Comercial dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Pacotes SPSS e AMOS para tratamento estatístico de dados e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojector fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataformas Teams e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Protocolos Estágio Internship Protocols
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Percurso geral
Programa ECTS Gestão das Organizações 6 ECTS Introdução ao Direito 5 ECTS Introdução ao Marketing 7 ECTS Métodos Quantitativos 6 ECTS Psicologia Geral 6 ECTS Análise e Tratamento de Dados 5 ECTS Gestão de Pessoas nas Organizações 6 ECTS Gestão de Preço e do Produto 6 ECTS Língua Inglesa 4 ECTS Métodos de Investigação 4 ECTS Princípios Gerais de Informática 5 ECTS 2º Ano / Percurso geral
Programa ECTS Comportamento do Consumidor 5 ECTS Direito Comercial 5 ECTS Fundamentos de Contabilidade 7 ECTS Fundamentos de Economia 6 ECTS Gestão Comercial e da Força de Vendas 7 ECTS Estratégia e Planeamento Empresarial 5 ECTS Estudos de Mercado 7 ECTS Gestão de Stocks 5 ECTS Marketing e Comércio Internacional 7 ECTS Marketing Relacional 6 ECTS 3º Ano / Percurso geral
Programa ECTS Direito dos Contratos 5 ECTS E-Marketing e Comércio Eletrónico 7 ECTS Gestão Financeira 5 ECTS Logística e Distribuição 7 ECTS Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 6 ECTS Gestão de Marcas 4 ECTS Inovação e Empreendedorismo 4 ECTS Conceção e Gestão da Formação (Opção I) 4 ECTS Gestão da Qualidade (Opção I) 4 ECTS Projeto Aplicado 12 ECTS Promoções e Merchandising 6 ECTS
-
Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.