Skip to main content
Direção
Rui Manuel Robalo Frade
Secretariado
Patricia Maria da Silva Carreiras
Telefone

Grau: 
Licenciado (1º Ciclo)
  • Despacho n.º 8609/2014, de 2 de julho
  • Horas de contacto: 1638.00
  • Créditos ECTS: 180
  • Requisitos de Graduação: 180
  • Área Científica: Gestão
  • Nº de Semestres: 6
  • Língua: PT
  • Modo: Presencial
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees Tuition and Fees (2024/2025)

Valores Candidatura

Acesso
90€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
126€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
90€
Estudante Internacional
350€
Estudante Internacional com ENEM
350€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
90€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
90€
Mudança par Instituição/Curso
90€
Titulares de CET
90€
Titulares de CTeSP
90€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
90€
Candidatura de Reingresso
100€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
400€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
300€

Valores Matrícula e Inscrição

Inscrição em Ano Lectivo (ISLA Santarém)
240€
Matrícula (ISLA Santarém)
150€
Seguro Escolar (ISLA Santarém)
45€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
313.2€
Valor por ECTS
10.44€
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Acesso
100€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
150€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
100€
Estudante Internacional
400€
Estudante Internacional com ENEM
400€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
100€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
100€
Mudança par Instituição/Curso
105€
Titulares de CET
100€
Titulares de CTeSP
100€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
100€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
450€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
350€

Valores Matrícula e Inscrição

Inscrição em Ano Lectivo (ISLA Santarém)
270€
Matrícula (ISLA Santarém)
170€
Seguro Escolar (ISLA Santarém)
47€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
325.2€
Valor por ECTS
10.84€
  • ApresentaçãoPresentation

    O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios.
    A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático das pessoas que o frequentam, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere.

Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

Ingressar num curso acreditado pela A3ES pelo número máximo de anos
Ter acesso ao Programa Erasmus+ de mobilidade na Europa
Ter acesso a estágios em empresa no país ou no estrangeiro
Desenvolver o projeto no final do curso em ambiente empresarial
Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional
Frequentar um curso único na região com empregabilidade a rondar os 100%
  • ObjectivosObjectives

    A licenciatura em Gestão Comercial tem como principal objetivo preparar profissionais com competências base da gestão e com competências específicas das áreas do marketing de forma a poderem gerir, de modo integrado, as atividades, os processos e as operações relacionadas com a gestão comercial em qualquer tipo de organização.

  • DestinatáriosRecipients

    Jovens que ambicionam desenvolver uma carreira profissional de sucesso nas áreas relacionadas com a Gestão Comercial num contexto altamente competitivo e em que existe uma elevada procura por profissionais qualificados nesta área.
    Profissional que desejem desenvolver a sua carreira, investindo numa formação altamente diferenciada.

  • CompetênciasCompetences

    • Conhecer os modelos conceptuais que fundamentam as práticas dos profissionais da gestão comercial.
    • Identificar as tendências de evolução mais marcantes ao nível da gestão comercial.
    • Demonstrar aptidões de análise e previsão das disponibilidades e as necessidades da empresa nas áreas da gestão comercial.
    • Adquirir competências ao nível da legislação relacionada com os diferentes contextos da gestão comercial, nomeadamente no que se refere especificamente ao direito comercial e dos contratos.
    • Desenvolver e implementar planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing.
    • Demonstrar capacidades e competências para realizar estudos de mercado.
    • Definir os objetivos estratégicos da organização no que refere à gestão comercial e força de vendas.
    • Adquirir competências que permitam aos diplomados exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico.
  • Estudos FuturosFuture Studies

    Os licenciados em Gestão Comercial podem ingressar em cursos de 2.º ciclo (mestrado) nas áreas científicas da gestão e/ou do marketing.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    • Concurso institucional: possuir o 12º ano de escolaridade ou equivalente e aprovação nas provas de ingresso definidas.
    • Obtenham aprovação nas provas destinadas aos Maiores de 23 anos.
    • Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário. Estes candidatos concorrem através de concurso e prova de avaliação local.
    • Candidatos que já frequentaram o Ensino superior e pretendam efetuar a mudança de par instituição/curso.
    • Candidatos que já frequentaram o curso e pretendam o reingresso.
    • Titulares de CET ou TESP.
    • Titulares de Cursos Médio ou Superior.
    • Estudante internacional que satisfaçam as respetivas condições de ingresso.

    Concurso institucional: provas de ingresso e nota mínima.

    • 18 Português

    Mais uma das seguintes provas:

    • 04 Economia
    • 09 Geografia
    • 16 Matemática
    • 11 História
    • 06 Filosofia
    • 13 Inglês

    Nota mínima de ingresso: 95 pontos

  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    • Direções de Departamentos Comerciais.
    • Direção de Departamentos de Marketing.
    • Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas.
    • Atividades de comunicação comercial.
    • Branding.
    • Atividades logísticas.
    • Atividades de internacionalização.
    • Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.
    • Docente e/ou investigador/a.
  • Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure

    A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
    O curso de Gestão Comercial dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Pacotes SPSS e AMOS para tratamento estatístico de dados e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
    Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
    Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojector fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataformas Teams e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Protocolos Estágio Internship Protocols

  • Plano de EstudosStudy Plan

    1º Ano / Percurso geral

    ProgramaECTS
    Gestão das Organizações6 ECTS
    Introdução ao Direito5 ECTS
    Introdução ao Marketing7 ECTS
    Métodos Quantitativos6 ECTS
    Psicologia Geral6 ECTS
    Análise e Tratamento de Dados5 ECTS
    Gestão de Pessoas nas Organizações6 ECTS
    Gestão de Preço e do Produto6 ECTS
    Língua Inglesa4 ECTS
    Métodos de Investigação4 ECTS
    Princípios Gerais de Informática5 ECTS

    2º Ano / Percurso geral

    ProgramaECTS
    Comportamento do Consumidor5 ECTS
    Direito Comercial5 ECTS
    Fundamentos de Contabilidade7 ECTS
    Fundamentos de Economia6 ECTS
    Gestão Comercial e da Força de Vendas7 ECTS
    Estratégia e Planeamento Empresarial5 ECTS
    Estudos de Mercado7 ECTS
    Gestão de Stocks5 ECTS
    Marketing e Comércio Internacional7 ECTS
    Marketing Relacional6 ECTS

    3º Ano / Percurso geral

    ProgramaECTS
    Direito dos Contratos5 ECTS
    E-Marketing e Comércio Eletrónico7 ECTS
    Gestão Financeira5 ECTS
    Logística e Distribuição7 ECTS
    Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação6 ECTS
    Gestão de Marcas4 ECTS
    Inovação e Empreendedorismo4 ECTS
    Conceção e Gestão da Formação (Opção I)4 ECTS
    Gestão da Qualidade (Opção I)4 ECTS
    Projeto Aplicado12 ECTS
    Promoções e Merchandising6 ECTS
  • Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities

    Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.