Curso acreditado pela A3ES | Processo nº PERA/1920/1300106 de 30-07-2020
Duração / Grau ou Diploma conferido/ECTS
3 Anos (6 Semestres) / Licenciado / 180 ECTS
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação. Informe-se e candidate-se.
Direção do curso
Prof. Doutor Rui Frade
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Apresentação
O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios.
A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático das pessoas que o frequentam, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere.
Condições de ingresso
Podem ingressar neste curso os candidatos que satisfação uma das seguintes condições:
- Concurso institucional: possuir o 12º ano de escolaridade ou equivalente e aprovação nas provas de ingresso definidas.
- Obtenham aprovação nas provas destinadas aos Maiores de 23 anos.
- Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário. Estes candidatos concorrem através de concurso e prova de avaliação local.
- Candidatos que já frequentaram o Ensino superior e pretendam efetuar a mudança de par instituição/curso.
- Candidatos que já frequentaram o curso e pretendam o reingresso.
- Titulares de CET ou TESP.
- Titulares de Cursos Médio ou Superior.
- Estudante internacional que satisfaçam as respetivas condições de ingresso.
Concurso institucional: provas de ingresso e nota mínima
Uma das seguintes provas:
- 04 - Economia
- 09 - Geografia
- 18 - Português
Nota mínima de ingresso: 95 pontos
Objetivos
A licenciatura em Gestão Comercial tem como principal objetivo preparar profissionais com competências base da gestão e com competências específicas das áreas do marketing de forma a poderem gerir, de modo integrado, as atividades, os processos e as operações relacionadas com a gestão comercial em qualquer tipo de organização.
Competências
A licenciatura em Gestão Comercial tem por objetivo formar diplomados/as com as seguintes competências:
- Conhecer os modelos conceptuais que fundamentam as práticas dos profissionais da gestão comercial;
- Identificar as tendências de evolução mais marcantes ao nível da gestão comercial;
- Demonstrar aptidões de análise e previsão das disponibilidades e as necessidades da empresa nas áreas da gestão comercial;
- Adquirir competências ao nível da legislação relacionada com os diferentes contextos da gestão comercial, nomeadamente no que se refere especificamente ao direito comercial e dos contratos;
- Desenvolver e implementar planos de marketing recorrendo às ferramentas de e-marketing;
- Demonstrar capacidades e competências para realizar estudos de mercado;
- Definir os objetivos estratégicos da organização no que refere à gestão comercial e força de vendas.
- Adquirir competências que permitam aos diplomados exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes aos perfis curriculares lecionados, bem como continuar o seu percurso académico;
Razões para frequentar este curso
- Ingressar num curso acreditado pela A3ES pelo número máximo de anos;
- Ter acesso ao Programa Erasmus+ de mobilidade na Europa;
- Ter acesso a estágios em empresa no país ou no estrangeiro;
- Desenvolver o projeto no final do curso em ambiente empresarial;
- Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional;
- Frequentar um curso único na região com empregabilidade a rondar os 100%.
Certificados adicionais de nível internacional
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy.
Saídas profissionais
Os/As licenciados/as em Gestão Comercial serão capazes de desempenhar um leque vasto de funções de onde se destacam:
- Direções de Departamentos Comerciais;
- Direção de Departamentos de Marketing;
- Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas;
- Atividades de comunicação comercial;
- Branding;
- Atividades logísticas;
- Atividades de internacionalização;
- Atividades ligadas ao comércio e ao retalho;
- Docente e/ou investigador/a.
Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar os valores sociais e culturais de:
- Abertura à mudança e inovação;
- Empreendedorismo;
- Responsabilização ética, profissional e social;
- Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
- Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas;
- Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor;
- Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais.
Estudos futuros
Os licenciados em Gestão Comercial podem ingressar em cursos de 2.º ciclo (mestrado) nas áreas científicas da gestão e/ou do marketing.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Gestão Comercial dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Pacotes SPSS e AMOS para tratamento estatístico de dados e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Vagas
30 (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)
Regime de funcionamento
- Diurno
- Pós-laboral
Documento de autorização
Área científica
Gestão e Administração | Marketing e Publicidade
Plano de Estudos
1º Ano Semestre | Unidades Curriculares | ECTS |
---|---|---|
1º | Métodos Quantitativos | 6 |
1º | Psicologia Geral | 6 |
1º | Introdução ao Marketing | 7 |
1º | Gestão das Organizações | 6 |
1º | Introdução ao Direito | 5 |
2º | Princípios Gerais de Informática | 5 |
2º | Gestão de Preço e do Produto | 6 |
2º | Análise e Tratamento de Dados | 5 |
2º | Gestão de Pessoas nas Organizações | 6 |
2º | Métodos de Investigação | 4 |
2º | Inglês | 4 |
Total | 60 |
2º Ano Semestre | Unidades Curriculares | ECTS |
---|---|---|
1º | Comportamento do Consumidor | 5 |
1º | Fundamentos de Contabilidade | 7 |
1º | Fundamentos de Economia | 6 |
1º | Direito Comercial | 5 |
1º | Gestão Comercial e Força de Vendas | 7 |
2º | Estudos de Mercado | 7 |
2º | Marketing Relacional | 6 |
2º | Gestão de Stocks | 5 |
2º | Marketing e Comércio Internacional | 7 |
2º | Estratégia e Planeamento Empresarial | 5 |
Total | 60 |
3º Ano Semestre | Unidades Curriculares | ECTS |
---|---|---|
1º | Logística e Distribuição | 7 |
1º | Direito dos Contratos | 5 |
1º | Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação | 6 |
1º | E-Marketing e Comércio Eletrónico | 7 |
1º | Gestão Financeira | 5 |
2º | Promoções e Merchandising | 6 |
2º | Gestão da Qualidade | 4 a) |
2º | Conceção e Gestão da Formação | 4 a) |
2º | Inovação e Empreendedorismo | 4 |
2º | Gestão de Marcas | 4 |
2º | Projeto Aplicado | 12 |
Total | 60 |
a) Estudantes escolhem uma das opções