Curso acreditado pela A3ES | Processo nº NCE/13/00106 de 17-05-2014

Duração / Grau ou Diploma conferido/ECTS

3 Anos (6 Semestres) / Licenciado / 180 ECTS

Direção do curso

 Vasco1

Prof. Doutor Vasco Ribeiro

Informações

243 305 880 / 935 048 806
info@islasantarem.pt

Formas de Acesso

  • Via 12º ano e provas de ingresso
  • Maiores de 23 anos
  • Mudança de curso
  • Reingresso
  • Titulares de CET ou TESP
  • Titulares de Cursos Médio ou Superior
  • Estudante internacional

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:

  • 04 - Economia
  • 09 - Geografia
  • 18 - Português

Apresentação

O desenvolvimento económico e social tem projetado a atividade comercial das empresas, que tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes, com especificidades e âmbitos de atuação técnica muito próprios.

A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático das pessoas que o frequentam, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere.

Objetivos

A licenciatura em Gestão Comercial tem como principal objetivo proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios técnicos e científicos ligados à gestão, com especial enfoque na atividade comercial.

Razões para frequentar este curso

  • Ingressar num curso acreditado pela A3ES com avaliação máxima;
  • Ter acesso ao Programa Erasmus+ de mobilidade na Europa;
  • Ter acesso a estágios em empresa no país ou no estrangeiro;
  • Desenvolver o projeto no final do curso em ambiente empresarial;
  • Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional;
  • Frequentar um curso único na região com empregabilidade a rondar os 100%.

Saídas profissionais

Os/As licenciados/as em Gestão Comercial serão capazes de desempenhar um leque vasto de funções de onde se destacam:

  • Direções de Departamentos Comerciais;
  • Direção de Departamentos de Marketing;
  • Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas;
  • Atividades de comunicação comercial;
  • Branding;
  • Atividades logísticas;
  • Atividades de internacionalização;
  • Atividades ligadas ao comércio e ao retalho;
  • Docente e/ou investigador/a.

Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar os valores sociais e culturais de:

  • Abertura à mudança e inovação;
  • Empreendedorismo;
  • Responsabilização ética, profissional e social;
  • Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
  • Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas;
  • Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor;
  • Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais.

Estudos futuros

Os licenciados em Gestão Comercial podem ingressar em cursos de 2.º ciclo (mestrado) nas áreas científicas da gestão e/ou do marketing. 

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Gestão Comercial dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Pacotes SPSS e AMOS para tratamento estatístico de dados e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Vagas

30 (abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Regime de funcionamento

  • Diurno
  • Pós-laboral

Documento de autorização

Área científica

Gestão e Administração | Marketing e Publicidade

Plano de Estudos

1º Ano
Semestre
Unidades CurricularesECTS
Métodos Quantitativos 6
Psicologia Geral 6
Introdução ao Marketing 7
Gestão das Organizações 6
Introdução ao Direito 5
Princípios Gerais de Informática 5
Gestão de Preço e do Produto 6
Análise e Tratamento de Dados 5
Gestão de Pessoas nas Organizações 6
Métodos de Investigação 4
Inglês 4
  Total 60
2º Ano
Semestre
Unidades CurricularesECTS
Comportamento do Consumidor 5
Fundamentos de Contabilidade 7
Fundamentos de Economia 6
Direito Comercial 5
Gestão Comercial e Força de Vendas 7
Estudos de Mercado 7
Marketing Relacional 6
Gestão de Stocks 5
Marketing e Comércio Internacional 7
Estratégia e Planeamento Empresarial 5
  Total 60
3º Ano
Semestre
Unidades CurricularesECTS
Logística e Distribuição 7
Direito dos Contratos 5
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 6
E-Marketing e Comércio Eletrónico 7
Gestão Financeira 5
Promoções e Merchandising 6
Gestão da Qualidade 4 a)
Conceção e Gestão da Formação 4 a)
Inovação e Empreendedorismo 4
Gestão de Marcas 4
Projeto Aplicado 12
  Total 60

a) Estudantes escolhem uma das opções

Propina anual

284,00€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 8 de setembro de 2019, beneficia de um desconto de 3%.