A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.
Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS
Direção do curso
Professor Doutor Rui Carvalho
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
-
Curso em associação com:
Certificado/diploma atribuído em conjunto por: ISLA Santarém e ISEC Lisboa
Curso reconhecido por:
Apresentação
O turismo e o transporte aéreo constituem duas realidades cada vez mais interdependentes, pois, se é verdade que o transporte aéreo tem um papel fundamental para o progresso da industria do turismo, também é verdade que a industria do turismo tem uma importância crucial nas atividades de transporte aéreo.
A dinâmica do mercado do turismo requer, cada vez mais, a existência de profissionais qualificados nas diferentes vertentes dessa atividade, nomeadamente naquelas que permitam aos referidos profissionais exercer funções em toda a cadeia de valor que se inicia quando o potencial turista estabelece o primeiro contacto com as entidades/empresas do setor do turismo e se prolonga até ao embarque/desembarque dos viajantes/turistas.
O TeSP em Turismo e Transporte Aéreo, para além da obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a algumas das unidades curriculares do curso os estudantes obtêm creditações para a frequência da licenciatura em Gestão Turística.
Objetivos
O TeSP em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de coordenar e executar as operações associadas às atividades turísticas e de transporte aéreo nomeadamente no que diz respeito à seleção do destino turístico, reserva/venda de bilhetes, atividades de acolhimento, check-in, embarque, desembarque, transferência de passageiros, tratamento de irregularidades operacionais e respetivo tratamento documental e de faturação.
Protocolos de estágio
Competências
- Gerir operações turísticas em agências de viagens e outros operadores.
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
- Emitir bilhetes relativos a viagens aéreas de passageiros e os respetivos documentos de bagagens.
- Coordenar e executar o processamento do expediente relativo a cargas importadas e exportadas.
- Gerir o tráfego de pessoas, de cargas e de equipamentos, organizando a distribuição dos meios humanos e materiais.
- Coordenar as atividades de embarque, desembarque e transferência de passageiros e bagagens.
- Solucionar ou encaminhar situações irregulares relativas ao trânsito de passageiros e bagagens, nomeadamente as resultantes de perda ou extravio de bagagens (lost & found), cancelamento de voos ou ligações perdidas.
- Planear e desenvolver planos de marketing turístico para diferentes mercados e produtos turísticos
- Planear e desenvolver atividades turísticas alinhadas com a estratégia da organização/empresa.
Razões para a frequência
- Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
- Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
- Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional.
- Aceder a uma qualificação profissional de elevado potencial de mercado.
- Ter acesso a várias formações adicionais ao longo do curso, reconhecidas internacionalmente.
- Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.
Destinatários / Condições de admissão
São destinatários deste TeSP:
- Estudantes internacionais;
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
- Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Áreas relevantes para ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Português
- Matemática
- Economia
Principais saídas profissionais
- Agências de viagens;
- Operadores Turísticos;
- Empresas de marketing turístico (Gestão Turística);
- Companhias Aéreas (serviços aeroportuários);
- Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico;
- Projetos especializados no âmbito da indústria do turismo e lazer;
- Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função turística e/ou aeronautica.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Turismo e Transporte Aéreo dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Galileo GDS system and Galileo Reservation system, Laboratório de aeronautica (via colaboração com o ISEC) e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Certificados adicionais de nível internacional
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.
Estudos futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.
Duração
- 3 semestres letivos: 810 horas de contacto.
- 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.
Vagas
40 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições).
Funcionamento
- Curso em associação entre o ISLA Santarém e o ISEC Lisboa.
Horário
- Diurno
- Pós-laboral
Autorização de funcionamento / registo
Curso registado na DGES - R/Cr 30/2022 de 20-05-2022
Área científica
Turismo e Lazer
Plano de Estudos
1º Ano / Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
---|---|---|---|
1º | Língua Espanhola | 45 | 5 |
1º | Língua Inglesa I | 45 | 5 |
1º | Inovação e Oportunidades no Turismo e no Transporte Aéreo | 45 | 5 |
1º | Tecnologias da Informação e Comunicação | 45 | 4 |
1º | Gestão de Empresas Turísticas | 45 | 6 |
1º | Mercados e Produtos Turísticos | 45 | 5 |
2º | Língua Inglesa II | 45 | 5 |
2º | Fundamentos do Transporte Aéreo | 45 | 5 |
2º | Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 45 | 5 |
2º | Gestão de Pessoas nas Organizações | 45 | 5 |
2º | Assistência a Passageiros em Escala | 45 | 4 |
2º | Gestão e Planeamento de Tráfego e Transportes Complexos | 45 | 6 |
2º Ano Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
1º | Gestão Estratégica | 45 | 5 |
1º | Gestão de Projetos e Empreendedorismo | 45 | 5 |
1º | Legislação Turística e Direito do Transporte Aéreo | 45 | 4 |
1º | Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística | 45 | 5 |
1º | Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil | 45 | 5 |
1ª | Prática Simulada da Atividade Profissional | 45 | 6 |
2º | Estágio | 600 | 30 |
Total | 1470 | 120 |
Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém
TeSP em Turismo e Transporte Aéreo |
Licenciatura em Gestão Turística | |
---|---|---|
Unidade Curricular | UC creditadas na Licenciatura | Ano / Semestre |
Língua Inglesa I | Língua Inglesa I | 1º ano - 1ºS |
Gestão de Empresas Turísticas | Gestão das Organizações | 1º ano – 1ºS |
Tecnologias de Informação e Comunicação | Princípios Gerais de Informática | 1º ano – 2ºS |
Língua Inglesa II | Língua Inglesa II | 1º ano - 2ºS |
Gestão de Pessoas nas Organizações | Gestão das Pessoas nas Organizações | 1º ano - 2ºS |
Legislação Turística e Direito do Transporte Aéreo | Direito e Legislação do Turismo | 1º ano - 2ºS |
Língua Espanhola | Língua Espanhola | 2º ano – 1ºS |
Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil |
Marketing Turístico I | 2º ano – 1ºS |
Mercados e Produtos Turísticos | Mercados e Produtos Turísticos | 2.º ano - 1ºS |
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 3º ano – 1ºS |
Gestão de Projetos e Empreendedorismo | Inovação e Empreendedorismo | 3º ano - 2ºS |
Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística | Planeamento e Desenvolvimento Turístico | 3º ano - 2ºS |