Skip to main content

ISLA Santarém 24312

Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística

Turismo e Transporte Aéreo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. O turismo em Portugal 1.1. Diagnóstico estrutural 1.2. Organização político-administrativo do setor do turismo 1.3. A relação do Estado e o Turismo 2. A concetualização e evolução da atividade de planeamento 3. O planeamento turístico 3.1. Definições, objetivos e elementos do planeamento 3.2. Níveis e formas de planeamento 3.3. Modelos turísticos de planeamento 3.4. Governança tradicional e redes territoriais de governança 3.4. Formas participativas e o papel das comunidades locais no planeamento turístico 3.5. Dificuldades no planeamento turístico e critérios de apoio ao processo decisório 4. O desenvolvimento turístico sustentável 4.1. Caraterísticas e objetivos do desenvolvimento sustentável do turismo 4.3. Código de Ética Mundial do turismo 4.4. O desenvolvimento turístico e a União Europeia 4.5.  Limites do desenvolvimento turístico 5. O Processo de elaboração de um plano de desenvolvimento turístico
  • ObjectivosObjectives
    O1. Conhecer as estruturas e a organização do setor público do turismo em Portugal O2. Compreender a evolução do conceito de planeamento em Portugal e explorar os instrumentos de ordenamento do território. O3. Definir os objetivos e elementos do planeamento turístico nacional, incluindo níveis, modelos e e formas participativas deste processo. O4. Analisar as caraterísticas, metas e limites do desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal e no mundo. O5. Conhecer as etapas de elaboração de um plano de desenvolvimento turístico.
  • BibliografiaBibliography
    - Jenkins, John and Dredge Dianne (2012).Stories Of Practice: Tourism Policy And Planning, Ashgate Publishing Group. - Kastarlark, B. & Barber, B. (2014). Fundamentals of Planning and Developing Tourism. Pearson. - O´Brien Anne (2011). The Politics Of Tourism Development Booms And Busts In Ireland, Palgrave Macmillan - OMT (1999). Código Mundial de Ética no Turismo. Organização Mundial do Turismo. - Pereira, M. (2014). Governança territorial multinível: fratura(s) entre teoria e prática(s). Desenvolvimento Regional em debate, 2 (4), 4-20.; - Silva, F. & Umbelino, J. (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. Lisboa. Editora Lidel - Vieira, João (2007). Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. Editorial Verbo, Lisboa.
  • MetodologiaMethodology
    A abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo:   Presencial: 1. Ensino teórico-prático: 2. Prática laboratorial: Pesquisa de campo sobre problemáticas envolvidas nos processos de planeamento e desenvolvimento sustentável do turismo; Análise crítica de estudos de caso relacionados com os modelos de governance e participação das comunidades locais nos processos de planeamento turístico; Desenvolvimento e análise de planos de desenvolvimento turístico.. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, 3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a identificação de problemáticas e o desenvolvimento de planos de desenvolvimento turísticos, aplicando conceitos teóricos e desenvolvendo habilidades práticas, com recurso a debates em sala de aula.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    18/12/2025

    45%

    Portfolio de tarefas em aula

     

    15%

    Trabalho prático (relatório escrito = 25% + Apresentação oral = 15%)

    08-01-2026

    40% (25%+15%)

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...