Skip to main content

ISLA Santarém 15752

Operações Turísticas e Sistemas de Reserva

Turismo e Transporte Aéreo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. A intermediação turística na cadeia de valor do turismo 1.1. Conceito e papel da intermediação turística 1.2. Evolução e tendências: a desintermediação turística 1.3. Agentes da intermediação turística 1.4. Distribuição turística: tipologias 2. As Agências de Viagens e Turismo 2.1. Origem e evolução 2.2. Conceito e funções das Agências de Viagens e Turismo 2.3. Tipos de Agências de Viagens e Turismo 2.4. Atividades das Agências de Viagens e Turismo: próprias e acessórias 3. As viagens organizadas (pacotes turísticos) como modalidade de itinerários turísticos  3.1. Conceito e componentes da viagem organizada 3.2. A construção de viagens organizadas 3.3. Procedimentos e requisitos legais na organização de uma viagem organizada  3.4. Tendências no setor das viagens organizadas 4. A tecnologia aplicada às operações turísticas e sistemas de reserva 4.1. Plataformas de Reservas Online: conceito e tipologias 4.2. Sistemas de Distribuição Global (GDS) 4.3. Outras tipo de ferramentas  
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Fornecer elementos que contribuam para o entendimento dos mecanismos e relações da intermediação turística; - Produzir instrumentos de gestão e empreendedorismo aplicáveis em agências de viagens; - Refletir a evolução e repensar o futuro das agências de viagens; - Consciencializar para a defesa da qualidade do produto e do serviço turísticos; - Construir uma consciência ética e responsável no comportamento em trabalho e na tomada de decisões na intermediação turística. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Utilizar de forma proficiente um software específico para a gestão de agências de viagens e operadores turísticos; - Demonstrar capacidade de negociação e espírito crítico e autocrítico no âmbito dos processos de gestão de agências e operadores turísticos.
  • BibliografiaBibliography
    Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., Nunes, R., (2012). Gestão de Agências de Viagens e turismo. Lidel Holloway, J., (2012). The Business of Tourism, Pearson Education Limited, Harlow, England. Rodrigues, J. et al. (2013). The geography of transport systems. Oxon: Routledge. Travelport (2017). Galileo for Travel Professionals - Using Travelport Smartpoint 6.0. Ed. Travelport
  • MetodologiaMethodology
    A abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa. Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Visita técnica a uma AGVT/OT 3. Pratica simulada: Simulação em software específico de distribuição e venda de serviços; Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a organziação de viagens, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não