ISLA Santarém 24313
Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil
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ApresentaçãoPresentationO âmbito da UC inclui a análise de mercados, definição de estratégias de posicionamento, comunicação e fidelização de clientes. Pela sua pertinência no ciclo de estudos, esta UC permite consolidar conhecimentos adquiridos noutras áreas e desenvolver competências essenciais para atuar em empresas turísticas, companhias aéreas e agências de viagens, reforçando a ligação entre teoria e prática profissional.
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ProgramaProgramme1. A função de marketing no contexto das atividades de gestão empresarial 1.1 Conceito e natureza do marketing 1.2 Evolução do marketing e a sua importância na gestão das organizações 2. Marketing relacional e a gestão do relacionamento com os clientes 2.1 Os sistemas de informação para gestão no sector do turismo 2.2 A gestão do marketing direto 2.3 A fidelização dos clientes 3. A estratégia organizacional e a integração da função do marketing 3.1 A estratégia de marketing e segmentação na indústria turística e aviação civil 3.2 O desenvolvimento internacional da atividade turística e na aviação civil 4. A gestão da comunicação na indústria turística e na aviação civil 5. O planeamento e controle de marketing 5.1 A estratégia organizacional e o plano de atividades 5.2 A conceção de um plano de marketing turístico 5.3 Elementos de um plano de marketing 6. Gestão de um plano de marketing organizacional aplicado ao turismo e aviação civil
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ObjectivosObjectivesApresentar a função de marketing no contexto das atividades empresariais, nomeadamente das atividades do turismo e do transporte aéreo. Apresentar os conceitos associados ao marketing e a sua importância para o desenvolvimento da estratégia organizacional. Desenvolver a estratégia organizacional integrando na mesma a função do marketing. Dotar os estudantes das competências que lhes permitam desenvolver a estratégia da organização integrando na mesma a função marketing. Planear e gerir um plano de marketing organizacional aplicado ao turismo e aviação civil.
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BibliografiaBibliographyFerreira, Bruno et. al (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo. Frochot, I., Leguherel, P. (2013). Le Marketing du Tourisme, Dunod, Paris. Kotler, P., et al. (2014). Marketing for Hospitality and Tourism, Prientice Hall. Lindon, Dennis (2011). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Word Tourism Organization (2014). Handbook on E-Marketing for Tourism Destinations, O.M.T.
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MetodologiaMethodologyNo decorrer das aulas serão utilizadas metodologias ativas para dinamização das mesmas com objetivo de consolidar conhecimentos adquiridos. Algumas das metodologias são: gamificação; PBL (Project Based Learning); sala invertida; e, estudos de caso.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular através de 3 elementos de avaliação:
- Projeto/trabalho
- Frequência
- Participação e casos práticos em aula (10%)
Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação. A participação e casos práticos em sala de aula é uma avaliação que ocorre de forma contínua.
Descrição
Data limite
Ponderação
Momento de avaliação teórica (frequência)
12 de janeiro de 2026
40%
Projeto/trabalho
19 de janeiro de 2026
50%
No projeto/trabalho será disponibilizado aos alunos, via Moodle, um enunciado com os critérios de avaliação. Ainda assim, consideram-se alguns dos seguintes paramêtros:
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Clareza, organização e redação do trabalho escrito
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Adaptação das Normas APA e o template do ISLA Santarém – Instituto Politécnico
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Criatividade e sensibilidade estética
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Raciocino lógico e estratégico
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Apresentação e defesa oral


