ISLA Santarém 16449
Mercados e Produtos Turísticos
Turismo e Transporte Aéreo (CTSP) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentation.
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ProgramaProgramme1. Introdução 1.1. Conceito de destino turístico 1.2. Tipos de destinos turísticos 2. O produto turístico 2.1. Conceito, componentes e caraterísticas 2.2. Do recurso turístico ao produto turístico 2.3. O ciclo de vida do produto turístico 2.4. Os produtos turísticos estratégicos em Portugal 2.5. O novo perfil do consumidor turístico e a emergência de novos produtos turísticos 3. O mercado turístico 3.1. Conceito e elementos do mercado turístico 3.2. Critérios de segmentação do mercado turístico: sociodemográfica, geográfica e tipo de produto 3.3. Tipos de mercado turístico 3.4. Tendências e desafios nos mercados turísticos 4. Estratégia de desenvolvimento de produtos turísticos 4.1. Análise de tendências e oportunidades no turismo 4.2. Avaliação do ambiente competitivo 4.3. Identificação de nichos de mercado e segmentação 4.4. Criação de experiências autênticas e memoráveis 4.5. Testes e avaliação de produtos piloto 4.6. Estratégias de marketing e comercialização
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ObjectivosObjectivesO1. Compreender o conceito e os tipos de destino turístico e sua importância na indústria do turismo; O2. Definir e explicar o conceito de produto turístico, incluindo seus componentes e características-chave; O3. Identificar os produtos turísticos estratégicos em Portugal e discutir sua contribuição para o turismo no país; O4. Definir o conceito de mercado turístico e seus elementos essenciais e avaliar as tendências e desafios atuais nos mercados turísticos; O5. Desenvolver estratégias para criar experiências autênticas e memoráveis.
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BibliografiaBibliography- Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) (2014). Produtos e Competitividade do turismo na lusofonia - Vol II, Lisboa: Escolar Editora. - Silva, J. (2017). O Planeamento de Produtos turísticos. In Silva & Umbelino (Eds), Planeamento e Desenvolvimento turístico, pp.197-218. Lidel, Lisboa. - Turismo de Portugal, IP. (2017). Estratégia Turismo 2027. Lisboa: Turismo de Portugal. - World Tourism Organization [UNWTO] (2011). Handbook on tourism product development. Madrid: UNWTO. - World Tourism Organization [UNWTO] (2018). A Practical Guide to Tourism Destination Management. Madrid: UNWTO.
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MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo: Presencial: 1. Ensino teórico-prático: 2. Prática laboratorial: Vistas técnicas que proporcionem uma experiência direta e imersiva, permitindo aos estudantes observar, interagir e aprender com profissionais e ambientes do setor turístico; Pesquisa de campo sobre mercados e produtos turísticos; Análise critica de estudos de caso relacionados com os mercados e produtos turísticos e debate em sala de aula; Desenvolvimento de produtos turísticos inovadores, que resolvam problemas e lacunas do mercado turístico. 3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a identificação e desenvolvimento de produtos turísticos, aplicando conceitos teóricos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar,
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste escrito 16/12/2025 30% Trabalho 1 28/10/2025 20% Trablho 2 (relatório + defesa) 06/01/2026 35% (20%+15%) Trabalho em aula 15% Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


