ISLA Santarém 24306
Inovação e Oportunidades no Turismo e no Transporte Aéreo
Turismo e Transporte Aéreo (CTSP) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentation.
-
ProgramaProgramme1 - Introdução às indústrias criativas: delimitação e características 2 - O sector criativo em Portugal 3 – Turismo Criativo como produto turístico autónomo 4 - A importância do turismo criativo para a sustentabilidade da atividade turística 5 - Estratégias sociais criativas 6 - Gestão de produtos e projetos de turismo criativo 7 - Boas práticas de Turismo Criativo pelo mundo 8 - Constrangimentos e oportunidades no turismo criativo 9 - Turismo 4.0 10 – A caracterização da oferta no Transporte Aéreo 11: A “nova” distribuição no Transporte Aéreo e as implicações no turismo
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: Com a presente unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados no domínio das problemáticas inerentes ao turismo e transporte aéreo e competências para o desempenho profissional em funções no tecido empresarial que integra as áreas do turismo e transporte aéreo. Pretende-se ainda que a unidade curricular estimule a capacidade e o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos criativos, dando a conhecer as melhores práticas mundiais nesta área. Pretende-se, finalmente, que adquiram os conhecimentos que o turismo 4.0 lhes proporciona no desenvolvimento de novos projetos.
-
BibliografiaBibliographyDuxbury, N., & Richards, G. (2019). Towards a research agenda for creative tourism: developments, diversity, and dynamics. Em N. Duxbury, & G. Richards, A Research Agenda for Creative Tourism (pp. 1-14). Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited. - World Tourism Organization - UNWTO. (2018). Tourism and Culture Synergies. Madrid, Spain: World Tourism Organization (UNWTO) - Turismo de Portugal (2017). Estratégia Turismo 2027. Lisboa: Turismo de Portugal - Turismo de Portugal (2017). Programa Turismo 4.0: Estrutura para a implementação do programa no setor do Turismo – Lisboa: Turismo de Portugal - Bessant, J. e Tidd, J. (2007). Innovation and Entrepreneurship. London: John Wiley & Sons Ltd.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Visita técnicas a empresas turísticas para observar e compreender in-loco a dinâmica inovadora da empresa; Pesquisa de campo em empresas turísticas inovadoras; Análise critica de estudos de caso relacionados com o fenómeno turístico e inovação e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: As sessões práticas irão focar-se na Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), onde se discutirão cenários reais e os alunos serão incentivados a propor soluções inovadoras e projectos em grupos, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas, Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação 1
27/11/2025
30%
Teste de avaliação 2
08/01/2026
30%
Trabalho prático
11/12/2025
40%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


