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Direção
Jorge Manuel Gouveia Vieira
Secretariado
Patricia Maria da Silva Carreiras
Telefone

Grau: 
CTeSP (CTSP)
  • Despacho nº 11031/2014 de 29 de agosto
  • Horas de contacto: 1590.00
  • Créditos ECTS: 120
  • Requisitos de Graduação: 120
  • Área Científica: Gestão
  • Nº de Semestres: 4
  • Língua: PT
  • Modo: Presencial
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Maiores 23 (com prova externa já realizada) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
100€
Maiores 23 (com prova externa já realizada) Cidadãos de paises fora da UE
400€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
100€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) Cidadãos de paises fora da UE
400€
Mudança de par Instituição/curso
100€
para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente) Cidadãos de paises fora da UE
400€
para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
100€
Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP Cidadãos de paises fora da UE
400€
Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
100€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
450€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
200€

Valores Matrícula e Inscrição

Inscrição em Ano Lectivo (ISLA Santarém)
100€
Matrícula (ISLA Santarém)
150€
Seguro Escolar (ISLA Santarém)
47€

Propinas

Valor por ECTS
3.7€
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
111€
  • ApresentaçãoPresentation

    O TeSP em Gestão Comercial e Vendas, para além de constituir uma opção de qualificação profissional de elevada qualidade, pode ser uma saída muito relevante para a continuação de estudos.
    As entidades empregadoras da região onde o ISLA Santarém se insere, com relevo para a NERSANT, Associação Empresarial da Região de Santarém, reconhecem a relevância regional do TeSP em Gestão Comercial e Vendas.
    O curso, para além da obtenção de uma especialização profissional de imediato, constitui ainda uma oportunidade para o prosseguimento de estudos em condições privilegiadas.
    Os estudantes que vierem a frequentar este TeSP têm assegurada a continuidade dos seus estudos, com creditações (equivalências), através da licenciatura em Gestão Comercial.

Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

Dispensa dos exames nacionais para ingresso no Ensino Superior.
Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
Frequentar um curso único na região com empregabilidade muito elevada.
Aceder a uma formação reconhecida pelas entidades empregadoras.
Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.
  • ObjectivosObjectives

    O TeSP em Gestão Comercial e Vendas tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colaborar ao nível do relacionamento com clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização, e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.

  • DestinatáriosRecipients

    • Estudantes internacionais.
    • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
    • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos.
    • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
  • CompetênciasCompetences

    • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial.
    • Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação.
    • Promover o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos e informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito.
    • Produzir relatórios sobre atividades comerciais, reportando as mesmas através dos canais hierárquicos definidos.
    • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
    • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
    • Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos e serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
    • Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
    • Desenvolver estudos de mercado.
    • Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
    Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas; Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
  • Estudos FuturosFuture Studies

    Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de CET, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior.
    • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

    Áreas relevantes para ingresso

    Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

    • Português
    • Matemática
    • Economia
  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    • Direções de Departamentos Comerciais e/ou Marketing.
    • Gestão de Produtos e de Equipas de Vendas.
    • Atividades Logísticas.
    • Atividades de Internacionalização.
    • Atividades ligadas ao Comércio e ao Retalho Internacional.
    • Atividades especializadas no âmbito da gestão comercial e vendas.
    • Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função comercial.
  • Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure

    A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
    O curso de Gestão Comercial e Vendas dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
    Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
    Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Teams e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

  • CreditaçõesCredits

    TeSP em Gestão Comercial e Vendas
    Unidade Curricular
    Licenciatura em Gestão Comercial
    UC creditadas na Licenciatura
    Ano / Semestre
    Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
    Organização e Gestão Gestão das Organizações 1º ano – 1ºS
    Princípios de Marketing / Comunicação de Marketing Introdução ao Marketing 1º ano – 1ºS
    Língua Inglesa Língua Inglesa 1º ano – 2ºS
    Comportamento Humano nas Organizações Gestão das Pessoas nas Organizações 1º ano – 2ºS
    Tecnologias de Informação e Comunicação Princípios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
    Análise e Controle de Custos Fundamentos de Contabilidade 2º ano – 1ºS
    Gestão Comercial / Gestão de Forças de Venda Gestão Comercial e Força de Vendas 2º ano – 1ºS
    Economia Fundamentos de Economia 2º ano – 1ºS
    Direito dos Mercados Direito Comercial 2º ano – 1ºS
    Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano – 1ºS
    Estudos de Mercado / Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda Estudos de Mercado 2º ano – 2ºS
    Comércio Eletrónico E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º ano – 1ºS
    Técnicas de Negociação e Venda / Língua Portuguesa Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 3º ano – 1ºS

Protocolos Estágio Internship Protocols

  • Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities

    Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.