A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.
Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS
Diretor de curso
Prof. Doutor Rui Frade
Informações
- 243 305 880 / 935 048 806
- info@islasantarem.pt
Perfil Profissional e Protocolos de estágio
Colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colaborar ao nível do relacionamento com clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização, e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.
Atividades Principais
- Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial;
- Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Promover o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos e informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
- Produzir relatórios sobre atividades comerciais, reportando as mesmas através dos canais hierárquicos definidos;
- Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções;
- Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
- Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos e serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
- Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
- Desenvolver estudos de mercado;
- Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
- Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Destinatários
São destinatários deste TeSP:
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
- Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Gestão Comercial e Vendas dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Certificados adicionais de nível internacional
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.
Estudos futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.
Duração
- 3 semestres letivos: 885 horas de contacto
- 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.
Vagas
25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)
Horário
- Diurno
- Pós-laboral
Autorização de funcionamento / registo
Área científica
Comércio
Plano de Estudos
1º Ano Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
---|---|---|---|
1º | Língua Portuguesa | 45 | 4 |
1º | Língua Inglesa | 45 | 5 |
1º | Métodos Quantitativos | 60 | 6 |
1º | Gestão Comercial | 60 | 5 |
1º | Tecnologias de Informação e Comunicação | 45 | 5 |
1º | Organização e Gestão | 45 | 5 |
2º | Economia | 45 | 5 |
2º | Análise e Controlo de Custos | 45 | 5 |
2º | Estudo de Mercado | 45 | 5 |
2º | Comportamento Humano nas Organizações | 45 | 5 |
2º | Comportamento do Consumidor | 45 | 5 |
2º | Príncipios de Marketing | 45 | 5 |
2º Ano Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
---|---|---|---|
1º | Comércio Eletrónico | 60 | 6 |
1º | Comunicação de Marketing | 45 | 5 |
1º | Gestão da Força de Vendas | 45 | 5 |
1º | Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda | 45 | 5 |
1º | Técnicas de Negociação e Venda | 45 | 5 |
1º | Direito dos Mercados | 45 | 4 |
2º | Estágio | 600 | 30 |
Total | 1455 | 120 |
Mais informações: http://www.islastr.com
Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA Santarém
TeSP em Gestão Comercial e Vendas |
Licenciatura em Gestão Comercial | |
---|---|---|
Unidade Curricular | UC creditadas na Licenciatura | Ano / Semestre |
Métodos Quantitativos | Métodos Quantitativos | 1º ano - 1ºS |
Organização e Gestão | Gestão das Organizações | 1º ano – 1ºS |
Principios de Marketing Comunicação de Marketing |
Introdução ao Marketing | 1º ano – 1ºS |
Língua Inglesa | Lingua Inglesa | 1º ano – 2ºS |
Comportamento Humano nas Organizações | Gestão das Pessoas nas Organizações | 1º ano – 2ºS |
Tecnologias de Informação e Comunicação | Pincipios Gerais de Informática | 1º ano – 2ºS |
Análise e Controle de Custos | Fundamentos de Contabilidade | 2º ano – 1ºS |
Gestão Comercial Gestão de Forças de Venda |
Gestão Comercial e Força de Vendas | 2º ano – 1ºS |
Economia | Fundamentos de Economia | 2º ano – 1ºS |
Direito dos Mercados | Direito Comercial | 2º ano – 1ºS |
Comportamento do Consumidor | Comportamento do Consumidor | 2º ano – 1ºS |
Estudos de Mercado Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda |
Estudos de Mercado | 2º ano – 2ºS |
Comércio Eletrónico | E-Marketing e Comércio Eletrónico | 3º ano – 1ºS |
Técnicas de Negociação e Venda Língua Portuguesa |
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação | 3º ano – 1ºS |
Mais informações: http://www.islastr.com