ISLA Santarém 4944
Métodos Quantitativos
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ApresentaçãoPresentationA UC de Métodos Quantitativos tem um papel fundamental nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia e Gestão, como é o caso do CTeSP Gestão Comercial e Vendas. O seu principal objetivo é proporcionar ao estudante uma base sólida em conceitos essenciais de matemática, preparando-o para disciplinas mais avançadas. A UC apresenta ferramentas teóricas e práticas, que são indispensáveis para a modelação e resolução de problemas em diferentes áreas do saber. Espera-se que o estudante desenvolva um raciocínio lógico-matemático estruturado, o que lhe permitirá interpretar, formular e resolver problemas, criando uma base de conhecimentos que poderá ser aplicada em disciplinas subsequentes. Fomenta-se o pensamento crítico e analítico do estudante com aplicações práticas de forma a contribuir positivamente para o futuro académico e profissional do mesmo.
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ProgramaProgramme1. Padrões e relações numéricas 2. Estimação e cálculo numérico 3. Padrões e Funções 4. Dos padrões à álgebra - equações 5. Dos padrões à álgebra - inequações 6. Gráficos e Funções 7. Limites e continuidade de funções
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Desenvolver a capacidade de raciocínio dos estudantes; O2. Desenvolver competências relacionadas com padrões e relações numéricas; O3. Dar a conhecer a estimação e o cálculo numérico; O4. Apresentar os princípios básicos de padrões e funções; O5. Apresentar os princípios dos padrões à álgebra, equações e inequações; O6. Dotar os estudantes com conhecimentos relacionados com gráficos e funções; O7. Desenvolver competências relacionadas com limites e continuidade de funções. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: C1. Dominar as técnicas associadas a padrões, relações numéricas, estimação e cálculo numérico; C2. Dominar os princípios básicos de padrões, funções e de álgebra; C3. Compreender os conceitos fundamentais de gráficos, funções, limites, continuidade de funções e suas aplicações; C4. Utilizar a linguagem matemática no desenvolvimento de técnicas de cálculo; C5. Aplicar as técnicas de cálculo em diferentes situações.
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BibliografiaBibliographyAires, L. M. (2013). Conceitos de Matemática - Fundamentos para as ciências da vida. Lisboa: Edições Sílabo. Luis, G. & Ribeiro, C. S. (1995). Álgebra Linear. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal. Tan, S. T. (2010). Applied Mathematics: for the managerial, life, and social sciences (5th Ed). Brooks/Cole.
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MetodologiaMethodologyAs aulas abordarão os conceitos dos diferentes temas para, posteriormente, mostrar a sua aplicação prática, com uma série de exercícios dentro e fora da sala de aula induzindo a participação ativa e autónoma dos estudantes. Para o efeito prevê-se a utilização do método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio e do método interrogativo para a avaliação da aprendizagem, na vertente teórica de cada capítulo. No que respeita à vertente prática, prevê-se a utilização do método demonstrativo para a exemplificação prática dos conteúdos e ainda de métodos ativos, participativos e autónomos para fazer a interligação com a experiência de cada um. Em síntese: (1) Metodologia Expositiva e Interrogativa - ensino participativo, recorrendo sempre que necessário a estratégias de Motivação e a (2) Metodologias Pedagógicas Ativas como Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Época Normal - Avaliação curricular (contínua) (*): O estudante realiza dois testes de avaliação individual. O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores. A classificação final é calculada pela fórmula Classificação Final = 0.50*T1+0.50*T2, onde T1 e T2 denotam, respetivamente, as notas nos testes de avaliação individual.
(*) A realizar no decorrer do semestre.
Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Descrição
Data
Ponderação
Teste 1
5/11/2025
50%
Teste 2
21/01/2026
50%
Exames
A agendar pelos serviços. 100%


