Skip to main content

ISLA Santarém 5029

Estudos de Mercado

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    -
  • ProgramaProgramme
    1. A informação e a decisão 2. As fontes de dados – o SIM 3. Estudos de mercado – tipos e processos 4. O design do estudo de mercado 5. A implementação do estudo de mercado 6. Amostragem 7. A dimensão da amostra 8. Definição de métodos: questionário e entrevista 9. A recolha dos dados 10. Software de apoio 11. Análise e interpretação de dados 12. Preparação e elaboração de relatórios 13. Aplicações de estudos de mercado.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Apresentar os conceitos relacionados com os estudos de mercado; O2. Caraterizar o design de um estudo de mercado; O3. Apresentar as técnicas inerentes aos estudos de mercado enquanto instrumento de recolha, tratamento e apresentação da informação; O4. Utilizar software específico de apoio à realização de estudos de mercado; O5. Identificar os aspetos principais de um relatório final de estudo de mercado. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Elaborar relatórios sobre estudos de mercado integrando os principais conceitos; C2. Utilizar os estudos de mercado como instrumento de apoio aos processos de tomada de decisão nas organizações.
  • BibliografiaBibliography
    Brace, Ian (2013). Questionnaire Design : How To Plan, Structure And Write Survey Material For Effective Market Research,  Kogan Page Lt Clow, Kenneth, Karen E. James Essentials Of Marketing Research Putting Research Into Practice, Sage Publications Inc. Malhotra, Naresh & Birks, David (2007), Marketing Research: an Applied Approach, Prentice-Hall, New York. Mcgivern, Yvonne (2013). The Practice Of Market Research, Pearson Education Limited.
  • MetodologiaMethodology
    -
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não