Skip to main content

ISLA Santarém 8889

Comportamento Humano nas Organizações

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1Comunicação organizacional – aspetos gerais Importância e a inevitabilidade da comunicação Elementos do processo de comunicação Funções da comunicação Comunicação humana e animal Comunicação não-verbal: tipos e funções Comunicação persuasiva Comunicação em contexto grupal e de massas Competências comunicacionais Atitudes comunicacionais 2Introdução ao comportamento organizacional Conceção na natureza humana e o comportamento organizacional Caracterização e utilidade Valores atitudes e satisfação com o trabalho 3Níveis de análise e intervenção em comportamento organizacional Indivíduo no trabalho/organização: diferenças individuais, motivação, satisfação, stress Indivíduo em interação com outros indivíduos: comportamento de grupo e gestão de equipa Comunicação, liderança e gestão de conflitos Cultura organizacional 4Tomada de decisão Determinantes da tomada de decisão Processo de tomada de decisão 5Mudança organizacional Importância da mudança Resistência à mudança Implementação da mudança
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Ccompreender os fenómenos inerentes ao comportamento dos indivíduos em situação de grupo, nomeadamente, em contexto organizacional. - Conhecimentos básicos relativos às principais áreas temáticas do comportamento organizacional. - Estimular o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências para a intervenção nas organizações. - Habilitar o formando a reconhecer as motivações psicológicas e avaliação do funcionamento organizacional. - Capacitar o formando para propor estratégias básicas de intervenção.
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Editora RH. Ferreira, J.M., Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora. Robbins, S. (2009). Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pearson Editor. Robbins, S. (2010). Comportamento Organizacional. Pearson Editor  
  • MetodologiaMethodology
    Gamificação + PBL
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não