ISLA Santarém 15490
Distribuição e Desenvolvimento dos Locais de Venda
Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular «Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda» introduz os fundamentos e práticas da função distribuição, articulando a decisão de canais, a relação produtor–distribuidor, a logística de transporte e a escolha da localização com o desenho do ponto de venda. O campo de acção abrange o aparelho comercial grossista e retalhista, físico e on-line, incluindo critérios de selecção de distribuidores, programação de rotas, layout, exposição e planograma. A área de actuação centra-se na optimização do escoamento de bens/serviços e na criação de experiências de compra eficazes. Domínios de intervenção: análise de canais, negociação, métricas operacionais, localização e implantação. A UC é pertinente no ciclo de estudos por sustentar competências nucleares de Gestão Comercial e Vendas, ligando estratégia, operações e desempenho económico.
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ProgramaProgramme1. O que é a distribuição – evolução histórica 2. Noção de distribuição 3. O aparelho comercial - Noção, função e agentes - Circuitos e canais de distribuição - Tipos e formas de distribuição - Tipologia dos distribuidores - Critérios de seleção de um distribuidor 4. O setor grossista - Caraterização e evolução do setor grossista 5. O setor retalhista - Caraterização do setor - Segmento retalhista independente - Segmento retalhista associado - Segmento retalhista integrado: noção e tipologia 6. Relações entre produtores e distribuidores - Relações de poder e de conflito no canal de distribuição 7. Transportes - Tipologias de transporte - Frota própria ou subcontratação da distribuição - Programação de rotas 8. Localizações e implantação do ponto de venda - Métodos de decisão da localização de instalações - Tipo de instalações, layout, design e exposição dos produtos 9. Os desafios da distribuição - Perspetivas nacional e internacional - A globalização na distribuição
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ObjectivosObjectives- Obter uma visão geral da função distribuição, com base na sua evolução e caraterização. - Compreender a função económica e empresarial da distribuição comercial numa organização. - Analisar e selecionar adequadamente os canais de distribuição. - Perceber a importância da escolha de um distribuidor e utilizar os critérios adequados à sua seleção. - Analisar as relações de poder e de conflito num canal de distribuição. - Identificar o transporte e as rotas mais adequadas. - Compreender o impacto da localização do ponto de venda no sucesso do negócio, bem como, ser capaz de aplicar os métodos adequados na determinação da melhor localização.
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BibliografiaBibliographyLindon, D., et. al. (2010). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. 13ª Edição, Publicações Dom Quixote. Lush, Robert F. et. al, (2011). Introduction to Retailing, South-Western, Ohio. Novaes, A.(2009). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Editora Campus. Rousseau, J. (2008). Manual de Distribuição. 2ª Edição. Principia Editora
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MetodologiaMethodologyIntegra abordagens activas, centradas no estudante e orientadas para competências. Adoptaremos: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para diagnosticar necessidades e resolver desafios reais; Aprendizagem Baseada em Projectos, com entregáveis progressivos e feedback formativo; Estudos de Caso, para análise crítica e decisão; Sala de Aula Invertida, deslocando a exposição teórica para estudo autónomo e reservando a aula para aplicação; Gamificação, com mecânicas de jogo que reforçam motivação e persistência; Simulações e role-play, testando cenários de negociação, layout e logística; Aprendizagem Colaborativa, suportada por ferramentas on-line; micro-aprendizagem, em cápsulas curtas; e co-avaliação/auto-avaliação, para metacognição e responsabilização. Estas metodologias articulam-se com rubricas claras, momentos de iteração e uso criterioso de IA generativa (declarada e referenciada).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
40%
Projecto/Trabalho
60%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


