Skip to main content

ISLA Santarém 180

Economia

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer uma visão global sobre o funcionamento da economia, quer a nível nacional quer internacional, e no interesse duma entidade empresarial. No final, o aluno deverá ter adquirido um quadro de conhecimentos e de linguagem apropriados, que lhe permitam compreender e discutir os principais problemas duma economia e da política económica. 
  • ProgramaProgramme
    1. A Economia Contemporânea: da 1ª Guerra Mundial até aos Dias Atuais  - Principais marcos  2. Introdução e conceitos gerais de economia - O que é a Economia. - A Economia como ciência social. - A importância da economia e da economia na sociedade. 3. A teoria da utilidade - As necessidades, os bens e a utilidade. - Utilidade marginal e utilidade total. - O excedente do consumidor. 4. A oferta e a procura - O desenvolvimento da curva da procura. -. O desenvolvimento da curva da oferta. 5.Elastecidades 6. Custos e rendimentos
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Compreender a importância da Economia no contexto da evolução histórica mundial. - Conhecer os vetores principais da problemática relacionada com a investigação sobre História Económica e Social. - Conhecer os conceitos fundamentais da economia; - Explicar como estes conceitos podem ser aplicados a um conjunto de problemas económicos.
  • BibliografiaBibliography
    Araújo, F. (2012). Introdução à Economia, Almedina Neves, J. (2011). Introdução à Economia. Verbo Editora. Cipolla, Carlo M. (1995) Introdução ao Estudo da História Económica, Lisboa Ed. 70. Torres, J. V. (2003), Introdução à História Económica e Social da Europa, Lisboa, Almedina.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia teórica-prática. Metodologias de ensino ativa como aula invertida
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim