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ISLA Santarém 11548

Gestão Comercial

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Gestão Comercial, inserida no TESP em Gestão Comercial e Vendas, tem como objetivo preparar os alunos para atuarem no setor comercial, desenvolvendo competências em análise, planeamento e execução de estratégias comerciais. Os alunos poderão trabalhar em áreas como retalho, grossista, e-commerce e marketing. Os principais domínios de intervenção incluem merchandising, promoção de vendas, comportamento do consumidor e gestão de relacionamento com o cliente. Esta unidade é essencial no ciclo de estudos, pois fornece as bases teóricas e práticas necessárias para os alunos enfrentarem os desafios do mercado, capacitando os alunos a contribuirem para o sucesso das organizações.
  • ProgramaProgramme
    1. O processo de compra. 2. Tipos de compra e motivação dos consumidores - Motivação do cliente para o ponto de venda - Fatores de motivação da compra no ponto de venda - Condicionantes externos do comportamento do consumidor - Condicionantes individuais do comportamento do consumidor - Tipos de compra. 3. Conceitos básicos de merchandising e promoção de vendas. 4. O merchandising - Objetivos do merchandising - O merchandising como estímulo para o impulso de compra - Modalidades - Merchandising visual e técnicas de exposição - Gestão do linear e do ponto de venda - Análise e avaliação dos resultados. 5. A promoção de vendas - Objetivos (primários e secundários) e alvos da promoção de vendas - Principais técnicas de promoção de vendas - Planeamento das ações promocionais e determinação da mecânica da promoção - Medição da eficácia/impacto das ações promocionais.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Analisar, organizar, planear e avaliar a função comercial; - Compreender os conceitos de merchandising e promoção de vendas, as suas especificidades e a sua importância no comportamento do consumidor; - Dotar os alunos de técnicas de merchandising e promoção de vendas; - Compreender e aplicar as técnicas de merchandising a diferentes pontos de venda e a diferentes tipos de clientes; - Desenvolver competências para otimizar a promoção e exposição de produtos ou serviços; - Analisar os aspetos essenciais do produto ou serviço e adotar a melhor técnica promocional; - Conseguir preparar e desenvolver um plano promocional; - Estabelecer critérios avaliativos das ações desenvolvidas.
  • BibliografiaBibliography
    Blessa, R. (2006). Merchandising no Ponto de Venda (4ª Ed). Editora Atlas. Brito, P. (2010). Promoção de Vendas e Comunicação de Preços. Almedina. Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J. (2010). Publicitor – comunicação 360º online offline (7ª Ed). Publicações D. Quixote Morgan, T. (2011). Visual Merchandising. Editorial Gustavo Gili.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas, são as seguintes: -Aprendizagem Baseada em Problemas; -Gamificação; -Sala de Aula Invertida; -Design thinking; -Estudo de casos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência 1

    11-11-2025

    40%

    Frequência 2

    13/01/2026

    45%

    Exercícios práticos (6 no total, contam os 4 melhores)   15%

    Exame

    A definir

    100%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...