Skip to main content

ISLA Santarém 10843

Tecnologias de Informação e Comunicação

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foca-se na capacitação dos alunos para o uso eficaz de tecnologias digitais, com uma abordagem prática que inclui o uso de sistemas operativos, ferramentas de produtividade, e plataformas de computação em nuvem. A UC abrange o uso de software e hardware numa perspetiva de utilizador e gestor, abordando desde a gestão de sistemas operativos até à aplicação de ferramentas colaborativas e soluções de computação em nuvem. A UC de TIC é essencial para qualquer ciclo de estudos que pretenda formar profissionais aptos a atuar num ambiente digital e tecnológico, especialmente em cursos de gestão, marketing, informática, e outras áreas onde a eficiência tecnológica é crucial. A sua pertinência reside na necessidade de dotar os alunos com competências digitais que são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, promovendo a literacia digital e a capacidade de adaptação a novas ferramentas tecnológicas.
  • ProgramaProgramme
    1. Sistemas Operativos (Windows e Linux) – 3 horas 2. Plataforma de produtividade e armazenamento (Google Drive) – 3 horas 3. Processador de texto (Word) – 9 horas Cabeçalhos e rodapés Estilos e Indices Gestão de Bibliografia 4. Folha de cálculo (Excel) – 9 horas Fórmulas Funções Gráficos 5. Fundamentos de computação em nuvem (AWS) - 9 horas Introdução aos serviços de computação em nuvem Serviços de computação Serviços de análise Serviços de bases de dados Ferramentas do desenvolvimento Ferramentas de gestão Serviços de armazenamento Serviços de rede e entrega de conteúdo 6. Módulos de opção (estudante escolhe um dos dois) – 9 horas a. Internet das Coisas (IoT). b. Fundamentos de Cibersegurança.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são os seguintes: - Possibilitar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de informática (hardware e software) numa perspetiva de gestor e utilizador. - Disponibilizar aos estudantes os conhecimentos fundamentais e as competências necessárias à correta utilização das tecnologias informáticas no contexto das suas atividades pessoais e profissionais. - Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilização de ambientes de aprendizagem virtual. - Apresentar os fundamentos da computação em nuvem. - Apresentar as principais ferramentas disponíveis nas plataformas de computação na nuvem. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Aplicar as técnicas e selecionar as aplicações informáticas mais adequadas a cada situação; - Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona; - Utilizar uma plataforma de computação em nuvem. - Desenvolver e inserir conteúdos em plataformas colaborativas de computação e de aprendizagem.
  • BibliografiaBibliography
    - Dan, C. M. (2018). Cloud Computing - Theory and Practice. Morgan Kaufmann. - Frye, C. D. (2019). Microsoft excel step by step. Microsoft Press. - Lambert, J., & Cox, J. (2019). Microsoft word step by step. Microsoft Press. - Murray, K. (2015). Microsoft office 365. Microsoft Press.
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) - Permite aos alunos desenvolvem projetos práticos, aplicando os conteúdos da UC, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Gamificação - Uso de desafios e recompensas para motivar os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. Aprendizagem Colaborativa Online - Utilização de ferramentas digitais como Google Drive para promover o trabalho em grupo e a colaboração em tempo real.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Testes práticos de avaliação

     

    40%

    Portfolio

     

    10%

    Frequência

     

    50%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...