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ISLA Santarém 15491

Técnicas de Negociação e Venda

Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Os objetivos da UC são: Descrever o processo de comunicação e identificar os tipos e funções da imagem na ilustração da mensagem. Definir o conceito de negociação, enquanto processo de desenvolvimento da cultura organizacional. Identificar os diversos estilos de negociador e as atitudes a desenvolver para os mesmos. Retratar os varios elementos de contexto na eficácia do resultados negocial. Desenvolver a capacidade de enquadradar a Liderança e a Negociação no atual contexto social, politico e económico, bem como, desenvolver competências de observação, análise e intervenção em contextos organixacionais. Desenvolver competências, de liderança que em si próprio, quer nos colaboradores das organizações onde colabora.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução 1.1 Enquadramento da informação na estratégia global da organização 1.2 A informação no contexto das estratégias de gestão de pessoas 2. A Informação 2.1 A construção de um plano de informação 2.2 Os elementos do suporte físico e tecnológico 2.3 A implementação e avaliação do plano 2.4 Os sistemas de informação na gestão de recursos humanos 3. A Comunicação 3.1 O processo de comunicação 3.2 Técnicas de comunicação 4 A Liderança num ambiente globalizado e altamente competitivo 4.1. Liderar externamente 4.2. Liderar internamente 5. A negociação 5.1 O processo de negociação 5.2 Liderança de equipas 5.3 Negociação e cultura organizacional 5.4 Os estilos de negociação e atitude a assumir face aos mesmos 6. A gestão de conflitos 7. Casos práticos 
  • ObjectivosObjectives
    - Descrever o processo de comunicação e identificar os tipos e funções da imagem na ilustração da mensagem. - Definir o conceito de negociação, enquanto processo de desenvolvimento da cultura organizacional. - Identificar os diversos estilos de negociador e as atitudes a desenvolver para com os mesmos. - Retratar os vários elementos de contexto na eficácia do resultado negocial. - Desenvolver a capacidade de enquadrar a Liderança e a Negociação no atual contexto social, político e económico, bem como, desenvolver competências de observação, análise e intervenção em contextos organizacionais. - Desenvolver competências de liderança, quer em si próprio, quer nos colaboradores das organizações onde colabora.
  • BibliografiaBibliography
    Camilo, Eduardo (2010) Ensaios da Comunicação Estratégica, LabCom Books. Carvalho, J. C. (2004). Negociação, Lisboa, 1ª edição, Edições Sílabo. Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (In)competentes Relacionais, Lisboa, 2ª edição, edições Sílabo Serra, Paulo & Canavilhas, João (2009). Informação e persuasão na web, Livros LabCom Books
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: A metodologia de aprendizagem será baseada em problemas/projetos (Project Based Learning) integrando os conceitos teóricos e práticos em contexto de aula com a utilização de Software de Gamificação (Kaoot; Mentimeter). Autónoma: Os alunos terão acesso permanente a conteúdos disponibilizados nas plataformas colaborativas e de aprendizagem da instituição (Moodle) como materiais de suporte às metodologias propostas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    50%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    50%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...