ISLA Santarém 15488
Comunicação de Marketing
Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Comunicação de Marketing, integrada na área científica do Marketing e da Comunicação é essencial para compreender a importância de dar a conhecer e valorizar produtos e serviços num mercado competitivo. A Comunicação é uma parte muito importante do Marketing e é, acima de tudo, a ciência que tem o obejtivo de fazer uma mensagem para todas as pessoas que têm interesse na organização, consumidores atuais e potenciais, influenciadores,públicos internos, comunicação social e outros stakeholders relevantes. Os seus domínios de intervenção abrangem o planeamento estratégico e operacional da comunicação, a gestão e valorização da marca, a definição de objetivos e mensagens, a seleção dos instrumentos de comunicação e meios e a avaliação da eficácia. Não ter uma estratégia de comunicação bem planeada, com planos de ação e equipas preparadas para as pensar e implementar é, nos dias de hoje, um risco elevado para a a sustentabilidade das organizações.
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ProgramaProgramme1. Gestão da comunicação nas organizações - Evolução, tipos e caraterísticas 2. A marca e o seu valor - Noção, tipos e arquiteturas - A marca institucional e a marca de consumo 3. A comunicação de marketing 4. Mix da comunicação 5. Processo de gestão da comunicação de marketing 6. Objetivos de comunicação 7. Posicionamento 8. Estratégia da mensagem e criação publicitária 9. Estratégia de meios
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ObjectivosObjectives- Enquadrar a comunicação e a sua gestão nas organizações. - Apresentar a evolução os tipos e caraterísticas da comunicação. - Adquirir noções de marca institucional e de consumo. - Compreender os fundamentos do plano de comunicação de marketing. - Apresentar o mix da comunicação de marketing. - Definir os objetivos da comunicação de marketing. - Apresentar as estratégias da comunicação publicitária. - Adquirir conhecimentos sobre estratégias de comunicação e meios associados.
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BibliografiaBibliographyCaetano, Joaquim & Rasquilha, Luís (2007). Gestão e Planeamento da comunicação. Quimera. Castro, João Pinto (2007), Comunicação de marketing, Lisboa: Edições Sílabo. Ogden, James R., (2002). Comunicação integrada de marketing: modelo prático para um plano criativo e inovador, São Paulo: Prentice Hall. Ries, Al, Ries, Laura, (2005), A origem das marcas: as leis de Darwin aplicadas à inovação de produtos e à sobrevivência do seu negócio. Casa das Letras, Editorial Notícias
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MetodologiaMethodologySerão privilegiadas metodologias de ensino centradas no estudante e orientadas para a aprendizagem ativa. O trabalho de projeto permitirá consolidar conhecimentos, mas também desenvolver competências transversais como gestão de tempo, autonomia, pensamento crítico e trabalho em equipa. Pretende-se, ainda, articular teoria e prática, através da investigação orientada pelo docente, que assume o papel de facilitador na transformação da informação em conhecimento próprio dos alunos. Serão utilizadas metodologias diversificadas: método expositivo dialogado, para exposição e reflexão crítica; método demonstrativo, com análise de casos reais; e método interrogativo, que incentiva à pesquisa e seleção de novas abordagens. Complementarmente, aplicar-se-ão metodologias inovadoras como aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e em projeto, aprendizagem cooperativa/colaborativa e gamificação, promovendo motivação, participação e responsabilidade no processo formativo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
13-11-2025
40%
Trabalho de projeto e defesa "Plano Estratégico e Operacional de Comunicação" de uma marca à escolha
18-12-2025 (PL) | 08.01.2026 (D)
60%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


