A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.
Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação. Informe-se e candidate-se.
Direção do curso
Dr. Carlos Galveias
Informações
- 243 305 880
- (custo da chamada para rede fixa nacional)
- info@islasantarem.pt
Apresentação
A estrutura empresarial da região onde o ISLA Santarém se insere revela alguma diversificação sendo composta na sua maioria por empresas do setor terciário com relevo para as atividades administrativas de serviços as quais, com relevo para a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, identificam a formação obtida neste curso como muito relevante para as suas atividades e uma oportunidade de emprego.
O curso constitui ainda uma oportunidade para o prosseguimento de estudos em condições privilegiadas. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a muitas unidades curriculares do curso, os estudantes obtêm equivalências para a frequência da licenciatura em Gestão Comercial.
Objetivos
O TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio eletrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.
Protocolos de estágio
Competências
- Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
- Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
- Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
- Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
- Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias.
- Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online.
- Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital.
- Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.
- Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico.
- Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos.
- Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização.
- Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico.
- Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico.
Razões para a frequência
- Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
- Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
- Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional.
- Aceder a uma qualificação profissional de elevado potencial de mercado.
- Ter acesso a várias formações adicionais ao longo do curso, reconhecidas internacionalmente.
- Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.
Destinatários / Condições de ingresso
São destinatários deste TeSP:
- Estudantes internacionais;
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
- Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Áreas relevantes para ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Português
- Matemática
- Geografia
- Economia
Principais saídas profissionais
- Agências de Comunicação Digital;
- Empresas e serviços de comércio eletrónico;
- Departamentos de Marketing;
- Departamentos comerciais;
- Gestão de Reputação Online;
- Social Media;
- Marketing Manager;
- Community Manager;
- Digital Brand Manager;
- Projetos especializados no âmbito do marketing digital e comércio eletrónico;
- Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função marketing digital e comércio eletrónico.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Marketing Digital e Comércio Eletrónico dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática com softwares diversos para produção digital, e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Certificados adicionais de nível internacional
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.
Estudos futuros
Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.
Duração
- 3 semestres letivos: 900 horas de contacto.
- 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.
Vagas
45 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)
Horário
- Diurno
- Pós-laboral
Autorização de funcionamento / registo
Curso publicado em DR - Despacho 7560-2019.
Área científica
Marketing e Publicidade
Plano de Estudos
1º Ano / Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
---|---|---|---|
1º | Língua Portuguesa | 45 | 4 |
1º | Língua Inglesa | 45 | 5 |
1º | Métodos Quantitativos | 60 | 6 |
1º | Tecnologias da Informação e Comunicação | 45 | 5 |
1º | Organização e Gestão | 45 | 5 |
1º | Princípios de Marketing | 45 | 5 |
2º | Comunicação de Marketing | 45 | 5 |
2º | Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais | 45 | 5 |
2º | Plataformas Digitais e Redes Sociais | 45 | 5 |
2º | Web Marketing | 45 | 5 |
2º | Comportamento do Consumidor | 45 | 5 |
2º | Gestão de Conteúdos Web | 45 | 5 |
2º Ano Semestre | Unidade Curricular | Horas | ECTS |
1º | Estudos de Mercado | 45 | 5 |
1º | Legislação Informática e do Comércio Eletrónico | 30 | 3 |
1º | Marketing Digital | 45 | 5 |
1º | Comércio Eletrónico | 60 | 6 |
1º | Design Thinking | 45 | 5 |
1º | Projeto Integrado Digital | 60 | 6 |
2º | Estágio | 600 | 30 |
Total | 120 |
Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém
TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico |
Licenciatura em Gestão Comercial | |
---|---|---|
Unidade Curricular | UC creditadas na Licenciatura | Ano / Semestre |
Métodos Quantitativos | Métodos Quantitativos | 1º ano - 1ºS |
Organização e Gestão | Gestão das Organizações | 1º ano - 1ºS |
Princípios de Marketing Comunicação de Marketing |
Introdução ao Marketing | 1º ano – 1ºS |
Lingua Inglesa | Língua Inglesa | 1º ano – 2ºS |
Tecnologias de Informação e Comunicação | Princípios Gerais de Informática | 1º ano – 2ºS |
Comportamento do Consumidor | Comportamento do Consumidor | 2º ano - 1ºS |
Marketing Digital Web Marketing |
Marketing Relacional | 2º ano - 2ºS |
Estudos de Mercado | Estudos de Mercado | 2º ano – 2ºS |
Comércio Eletrónico Gestão de Conteúdos Web |
E-Marketing e Comércio Eletrónico | 3º ano – 1ºS |