A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS

Direção do curso

Vasco1

      Prof. Doutor Vasco Ribeiro

Informações

243 305 880 / 935 048 806
info@islasantarem.pt

Perfil Profissional e Protocolos de estágio

Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.

Atividades principais

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.   
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital   
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital 
  • Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado 
  • Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias. 
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online . 
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital. 
  • Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital. 
  • Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico. 
  • Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos. 
  • Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização. 
  • Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico. 
  • Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico. 

Destinatários

São destinatários deste TeSP:

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Marketing Digital e Comércio Eletrónico dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática com softwares diversos para produção digital, e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Estudos futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.

Duração

  • 3 semestres letivos: 900 horas de contacto
  • 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.

Vagas

35 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

  • Diurno
  • Pós-laboral

Autorização de funcionamento / registo

Curso publicado em DR - Despacho 7560-2019.

Plano de Estudos

1º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Tecnologias da Informação e Comunicação 45 5
Organização e Gestão 45 5
Princípios de Marketing 45 5
Comunicação de Marketing 45 5
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais  45 5
Plataformas Digitais e Redes Sociais 45 5
Web Marketing   45 5
Comportamento do Consumidor 45 5
Gestão de Conteúdos Web 45 5
2º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Estudos de Mercado 45 5
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico  30 3
Marketing Digital 45 5
Comércio Eletrónico 60 6
Design Thinking 45 5
Projeto Integrado Digital 60 6
Estágio 600 30
  Total   120


Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém

TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico

Licenciatura em Gestão Comercial

Unidade CurricularUC creditadas na LicenciaturaAno / Semestre
Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
Organização e Gestão Gestão das Organizações 1º ano - 1ºS

Princípios de Marketing

Comunicação de Marketing

Introdução ao Marketing 1º ano – 1ºS
Lingua Inglesa Língua Inglesa 1º ano – 2ºS
Tecnologias de Informação e Comunicação Princípios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano - 1ºS

Marketing Digital

Web Marketing

Marketing Relacional 2º ano - 2ºS
Estudos de Mercado Estudos de Mercado 2º ano – 2ºS

Comércio Eletrónico

Gestão de Conteúdos Web

E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º ano – 1ºS

 

barra cofin FSE n

Ficha de projeto 2016/2018

 

Emolumentos

Ano letivo 2020-2021

Candidatura:  75€ 
Candidatura (estudante estrangeiro): 300€
Matrícula: 110€
Inscrição: 65€
Seguro escolar:  40€ 

Propina  

 

 Valor anual: 88€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 8 de setembro de 2020, beneficia de um desconto de 3%.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

Podes concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).

Veja aqui todas as opções da Ação Social. 

Emolumentos e Propinas Condições de acesso