A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS

Bolsas de Estudo PRR

Curso Integrado no Programa Impulso, PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação. Informe-se e candidate-se.

Direção do curso

CGalveias

      Dr. Carlos Galveias

Informações

 243 305 880
 (custo da chamada para rede fixa nacional)
 info@islasantarem.pt

Apresentação

A estrutura empresarial da região onde o ISLA Santarém se insere revela alguma diversificação sendo composta na sua maioria por empresas do setor terciário com relevo para as atividades administrativas de serviços as quais, com relevo para a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, identificam a formação obtida neste curso como muito relevante para as suas atividades e uma oportunidade de emprego. 

O curso constitui ainda uma oportunidade para o prosseguimento de estudos em condições privilegiadas. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a muitas unidades curriculares do curso, os estudantes obtêm equivalências para a frequência da  licenciatura em Gestão Comercial.

Objetivos

O TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico tem como objetivo preparar os estudantes para, no final do curso, serem capazes de gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio eletrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.

Protocolos de estágio

Competências

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.   
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital   
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital 
  • Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado 
  • Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias. 
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online. 
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital. 
  • Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital. 
  • Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico. 
  • Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos. 
  • Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização. 
  • Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico. 
  • Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico. 

Razões para a frequência

  • Ter acesso ao programa Erasmus+ de mobilidade na Europa.
  • Ter acesso a estágios em empresas de topo quer no país quer ou estrangeiro.
  • Interagir com um corpo docente altamente qualificado e com elevada experiência profissional.
  • Aceder a uma qualificação profissional de elevado potencial de mercado.
  • Ter acesso a várias formações adicionais ao longo do curso, reconhecidas internacionalmente.
  • Ter acesso à continuação de estudos através de um curso de licenciatura no ISLA Santarém com equivalências.

Destinatários / Condições de ingresso

São destinatários deste TeSP:

  • Estudantes internacionais;
  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Áreas relevantes para ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Português
  • Matemática
  • Geografia
  • Economia

Principais saídas profissionais

  • Agências de Comunicação Digital;
  • Empresas e serviços de comércio eletrónico;
  • Departamentos de Marketing;
  • Departamentos comerciais;
  • Gestão de Reputação Online;
  • Social Media;
  • Marketing Manager;
  • Community Manager; 
  • Digital Brand Manager;
  • Projetos especializados no âmbito do marketing digital e comércio eletrónico;
  • Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função marketing digital e comércio eletrónico. 

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Marketing Digital e Comércio Eletrónico dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática com softwares diversos para produção digital, e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e as plataformas Zoom e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Certificados adicionais de nível internacional

Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy. Estas formações visam preparar os estudantes com os conhecimentos e competências digitais essenciais para a sua integração no mercado de trabalho.

tec a

Estudos futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.

Duração

  • 3 semestres letivos: 900 horas de contacto.
  • 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.

Vagas

45 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

  • Diurno
  • Pós-laboral

Autorização de funcionamento / registo

Curso publicado em DR - Despacho 7560-2019.

Área científica

Marketing e Publicidade

Plano de Estudos

1º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Tecnologias da Informação e Comunicação 45 5
Organização e Gestão 45 5
Princípios de Marketing 45 5
Comunicação de Marketing 45 5
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais  45 5
Plataformas Digitais e Redes Sociais 45 5
Web Marketing   45 5
Comportamento do Consumidor 45 5
Gestão de Conteúdos Web 45 5
2º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Estudos de Mercado 45 5
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico  30 3
Marketing Digital 45 5
Comércio Eletrónico 60 6
Design Thinking 45 5
Projeto Integrado Digital 60 6
Estágio 600 30
  Total   120


Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém

TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico

Licenciatura em Gestão Comercial

Unidade CurricularUC creditadas na LicenciaturaAno / Semestre
Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
Organização e Gestão Gestão das Organizações 1º ano - 1ºS

Princípios de Marketing

Comunicação de Marketing

Introdução ao Marketing 1º ano – 1ºS
Lingua Inglesa Língua Inglesa 1º ano – 2ºS
Tecnologias de Informação e Comunicação Princípios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano - 1ºS

Marketing Digital

Web Marketing

Marketing Relacional 2º ano - 2ºS
Estudos de Mercado Estudos de Mercado 2º ano – 2ºS

Comércio Eletrónico

Gestão de Conteúdos Web

E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º ano – 1ºS

Emolumentos

Ano letivo 2024-2025

Candidatura:     90€ 
Candidatura (estudante estrangeiro): 350€
Matrícula: 130€
Inscrição:  80€
Seguro escolar:         45€ 

Propinas

Valor anual: 105,00€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 10 de setembro de 2024, beneficia de um desconto de 5%. Saiba como.

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES .

Emolumentos e Propinas Condições de acesso