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ISLA Santarém 17471

Design Thinking

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Design Thinking visa capacitar os alunos com uma abordagem criativa para resolver problemas e transformar desafios em oportunidades. O seu campo de acção abrange o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, aplicáveis ao sector empresarial e ao desenvolvimento de produtos e serviços. A área de actuação foca-se em metodologias de design para identificar necessidades dos utilizadores, utilizando técnicas como Mapeamento de Empatia e Jornada do Cliente. Os domínios de intervenção incluem prototipagem e validação de ideias com utilizadores reais. Esta unidade é fundamental no ciclo de estudos, pois prepara os alunos para o mercado de trabalho, equipando-os com competências práticas para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução ao Design Thinking .Enquadramento entre as várias disciplinas académicas. Principais fundamentos. Duplo Diamante. 2. Design Challenge Apresentação do desafio Criação e identificação dos grupos de trabalho. 3. Pesquisa e Exploração Planeamento da etapa exploratória. Saída para o exterior para a realização de pesquisa e criação de empatia. Obtenção de insights e definição do Ponto de vista. 4. Mapeamentos Persona Map. Customer Journey Mapping. Stakeholder Map. 5. Visualização de Ideias Aplicação de ferramentas de brainstorming. Validação de ideias chave para a solução do problema. Service Scenario mapping. 6. Protótipagem Rápida Eleição dos protótipos a serem testados (produtos e/ou serviços). Realização de protótipos com recurso a técnicas manuais e materiais restritos. Apresentação e Pitch dos protótipos dos vários grupos de trabalho.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes de uma nova forma de pensar e de encarar os problemas/desafios de forma criativa e inovadora, tornando os mesmos em autênticas janelas de oportunidade. - Proporcionar o contacto com as ferramentas de exploração do processo criativo e de criação de valor em toda a cadeia de realização de um determinado serviço ou produto, ou inclusive na criação de um modelo de negocio.
  • BibliografiaBibliography
    Brown, Tim (2018). Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Atlas Books. Melo, A. Abelheira, R. (2015). Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão . Novatec Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Na unidade curricular de Design Thinking, são utilizadas metodologias inovadoras para suportar o processo de ensino-aprendizagem, como o Estudo de Caso, o Trabalho Colaborativo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Estas abordagens promovem a participação activa dos alunos, incentivando-os a aplicar conhecimentos teóricos em cenários práticos. O Estudo de Caso coloca os alunos perante situações reais ou simuladas, desafiando-os a desenvolver soluções criativas. O Trabalho Colaborativo reforça o espírito de equipa, essencial para o sucesso em projectos empresariais, enquanto o PBL estimula o pensamento crítico e a resolução autónoma de problemas. Além disso, o uso de ferramentas digitais como o Figma permite aos alunos testar e melhorar protótipos rapidamente, garantindo uma aprendizagem iterativa e prática¿
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

    27.11.2025

    40%

    Projecto Design Thinking

    19.01.2026

    60%