Skip to main content

ISLA Santarém 17470

Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Ferramentas e Práticas Multimédia capacita os estudantes na criação e edição de conteúdos digitais, incluindo imagem, vídeo e áudio. Atua em áreas como comunicação, marketing, educação e entretenimento, preparando-os para o design gráfico, produção audiovisual e media digital. Os conteúdos abordam identidade visual, edição multimédia e produção para plataformas digitais. Essencial no ciclo de estudos, esta UC responde à crescente procura por profissionais qualificados na criação de conteúdos multimédia interativos e dinâmicos.
  • ProgramaProgramme
    1. Plataformas de criação de conteúdos digitais 2. Ferramentas e aplicações para edição e adaptação de conteúdos digitais 2.1 Edição de fotografia 2.2 Edição de vídeo 2.3 Infografia 2.4 Bancos de imagens 3. Criação e publicação Podcast Vlogs Podcasts
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Identificar as diferentes plataformas de criação e edição de conteúdos multimédia. - Aplicar técnicas de criação e edição de conteúdos digitais. - Aplicar técnicas de criação de conteúdo vídeo. - Aplicar técnicas de criação de conteúdo áudio
  • BibliografiaBibliography
    FERREIRA, Fernando, (2016). Photoshop CS5 – Curso Completo, FCA LÉLIS, Catarina (2013). Illustrator CS3 & CS5 Curso Completo LINHARES, Miguel (2008). Exercícios de Photoshop CS3 & CS2,FCA, RIBEIRO, Nuno (2010). Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA, FONSECA, Nuno 82010). Introdução à Engenharia de Som 2ª Edição revista, FCA, FREITAS, Mónica (2013). Adobe Premiere. FCA
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias inovadoras de suporte ao ensino-aprendizagem incluem aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos desenvolvem conteúdos multimédia aplicados a cenários reais, e gamificação, incentivando a motivação através de desafios interativos. O uso de ferramentas digitais e colaborativas, como editores online e plataformas de partilha, promove a experimentação e o trabalho em equipa. Além disso, a aprendizagem invertida permite que os alunos explorem conceitos antes das aulas, tornando as sessões mais dinâmicas e práticas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não