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ISLA Santarém 11664

Princípios de Marketing

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular «Princípios de Marketing» introduz os estudantes aos fundamentos teóricos e práticos do marketing, essenciais para compreender o comportamento do mercado e orientar decisões estratégicas. Aborda o meio envolvente, os agentes de mercado, os estudos de mercado, a segmentação e o posicionamento da oferta. Explora ainda as variáveis do marketing-mix (produto, preço, distribuição e comunicação) e as especificidades do marketing de serviços, público e não lucrativo. Pela sua natureza introdutória e estruturante, esta unidade curricular fornece a base conceptual indispensável para o desenvolvimento de competências aplicadas em unidades futuras e contextos profissionais ligados ao marketing e à comunicação digital.
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos básicos sobre marketing 2. O marketing enquanto função empresarial e as diversas abordagens 2.1 A atitude, as técnicas e os modelos de marketing 2.2 Formas de organização da função marketing 3. O marketing estratégico – O plano e os modelos analíticos externos e internos 4. O marketing operacional – o mix de produtos e o mix de serviços 5. O Marketing B2B e B2C 6. Novas tendências e aplicações do marketing
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos básicos sobre marketing; - Caraterizar o papel do marketing nas organizações, - Identificar as atitudes, as técnicas e os modelos de marketing; - Apresentar os conceitos fundamentais do marketing operacional - o mix do produto e do serviço; - Caraterizar o e-marketing nas suas diferentes vertentes; - Apresentar as novas tendências e aplicações do marketing. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Discutir os principais conceitos de marketing; - Analisar e perspetivar a posição da empresa em termos de marketing; - Discutir as novas tendências do marketing.
  • BibliografiaBibliography
    Freire, Adriano (2008). Estratégia – Casos de Sucesso em Portugal, Lisboa, Editorial Verbo. Kotler, Philip (2008). Marketing Management – The Millenium Edition, Prentice Hall, New Jersey. Lindon, Dennis (2011). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Ferreira, Bruno et. al., (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular adopta metodologias inovadoras que promovem uma aprendizagem activa, centrada no estudante e orientada para a resolução de problemas reais. Serão utilizadas estratégias como Problem-Based Learning (PBL) e Project-Based Learning, através da realização de um trabalho de grupo transversal. A sala de aula invertida permitirá o contacto prévio com os conteúdos, reservando o tempo presencial para discussão e aplicação prática. Recorre-se ainda a estudos de caso, simulações, debates orientados e gamificação, favorecendo o pensamento crítico, a colaboração e a motivação. Estas metodologias são suportadas pela plataforma Moodle e articulam-se com o desenvolvimento das competências definidas na FUC.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência   40%
    Trabalho/Projecto   60%