ISLA Santarém 13310
Plataformas Digitais e Redes Sociais
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular "Plataformas Digitais e Redes Sociais", inserida no curso TESP de Marketing Digital e Comércio Electrónico, explora os mecanismos e estruturas das plataformas digitais que definem as novas fronteiras da comunicação e marketing. Cobrindo desde redes sociais consolidadas até ferramentas emergentes, esta disciplina equipa os estudantes com conhecimentos profundos para gerir e optimizar a presença digital, criando estratégias comunicativas eficazes. Os domínios de intervenção incluem a caracterização das redes sociais, análise de plataformas digitais, desenvolvimento de estratégias digitais e reflexão crítica sobre evoluções tecnológicas. A inclusão desta unidade no ciclo de estudos é crucial, dado o papel central da área digital nas dinâmicas comerciais e comunicacionais actuais, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado e tornando-os profissionais competentes e adaptáveis.
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ProgramaProgramme1. A Web como ferramenta de comunicação 2. Teoria das redes digitais com plataforma de comunicação 3. A Web 2.0 4. Das plataformas de comunicação às redes sociais 5. O fenómeno Facebook 6. A Web 3.0
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Caraterizar as redes sociais e a sua importância para a função marketing. - Identificar as plataformas digitais associdas às redes sociais. - Desenvolver os conhecimentos sobre as diversas plataformas digitais e suas características. - Utilizar as ferramentas que permitam comunicar nas principais redes sociais.
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BibliografiaBibliographyBolter, Jay David, (2001), Writing Space, Computers, Hypertext and the remediation of Print, Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2ª edição. Brink, T., Gergle D., Wood S.D., (2001) Usability for the Web: Designing Web Sites that Work, Morgan Kaufmann. Garrett, J. J. (2003), The Elements of User Experience, User Centered Design for the Web, New Riders, Aiga. Garrand, T., (2001), Writing Multimedia and the Web, Focal Press, 2ª edição. Krug, S. (2000) Don't Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability, Lenk & Krzysztof, K. e P. (2001), Mapping Web Sites, RotoVision. Lopuck, L. ,. (1996). Designing Multimedia, Peachpit Press, Berkeley.
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MetodologiaMethodologyAs metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem privilegiam abordagens activas, tais como Estudos de Caso e Aprendizagem Baseada em Projectos. Estas técnicas colocam os alunos no centro do processo educativo, incentivando a interacção directa com o material de estudo e fomentando uma compreensão mais profunda através da experiência prática. Ao aplicarem os conhecimentos teóricos a situações reais ou simuladas, os estudantes desenvolvem competências críticas e analíticas, melhorando a sua capacidade de resolver problemas e de trabalhar em equipa. Este tipo de aprendizagem activa é essencial para preparar os alunos para os desafios profissionais futuros, tornando-os mais adaptáveis e eficazes nas suas áreas de actuação.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


