ISLA Santarém 5029
Estudos de Mercado
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentationDisciplina da área do marketing, fundamental na compreensão dos mercados onde as empresas atuam
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ProgramaProgramme1. A informação e a decisão 2. As fontes de dados – o SIM 3. Estudos de mercado – tipos e processos 4. O design do estudo de mercado 5. A implementação do estudo de mercado 6. Amostragem 7. A dimensão da amostra 8. Definição de métodos: questionário e entrevista 9. A recolha dos dados 10. Software de apoio 11. Análise e interpretação de dados 12. Preparação e elaboração de relatórios 13. Aplicações de estudos de mercado
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos relacionados com os estudos de mercado. - Caraterizar o design de um estudo de mercado. - Apresentar as técnicas inerentes aos estudos de mercado enquanto instrumento de recolha, tratamento e apresentação da informação. - Utilizar software específico de apoio à realização de estudos de mercado. - Identificar os aspetos principais de um relatório final de estudo de mercado.
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BibliografiaBibliographyClow, Kenneth, Karen E. James (2011). Essentials Of Marketing Research Putting Research Into Practice, Sage Publications Inc. Mcgivern, Yvonne (2013). The Practice Of Market Research. Pearson Education Limited. Pessoa Lopes, J. L. (2011).Fundamental dos Estudos de Mercado. Edições Sílabo. Vicente, Paula (2012). Estudos de Mercado e de Opinião. Edições Sílabo. Frade, R. & Vieira, J. (2024). Plano Comercial de Vendas. Conceção, organização e gestão. Edições Sílabo. Lisboa.
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MetodologiaMethodology- Aula Invertida - PBL – Problem Based Learning
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
7-01-2026
50%
1º Trabalho
29-10-2025
20%
2º Trabalho
10-12-2025
30%


