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ISLA Santarém 14507

Marketing Digital

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Marketing Digital irá abordar o uso estratégico das tecnologias digitais, e estratégias, para promover marcas, produtos e serviços. Assim sendo, os alunos irão ficar capacitados para desenvolverem campanhas eficazes no ambiente digital por via de Redes Sociais, Motores de Pesquisa, E-mail marketing, entre outras.
  • ProgramaProgramme
    1. Princípios do Marketing Digital. 2. Sítio na Internet (website) e análise da presença online. 3. Internet e os canais de distribuição. Business to business – B2B. Business to consumer B2C. 4. O papel do website no marketing digital. Tecnologias de informação e a relação com o cliente. 5. A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação. Estudo do comportamento do novo consumidor digital. Marketing nos Media Sociais. 6. A Publicidade como ferramenta de marketing digital. 7. O Email marketing. 8. O E commerce. 9. Customer relationship management (CRM). 10. Apresentação e análise de websites e plataformas de e commerce. 11. Análise de Search Marketing: SEM e SEO. 12.Plano de Marketing Digital.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Conceber, planear e implementar estratégias de comunicação e de mercado através de multiplataformas. - Promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrónicos para chegar aos consumidores de forma personalizada, rápida e eficiente, com o menor custo possível. - Avaliar os impactos e os efeitos da adoção da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais como o B2C, B2B e B2A. - Identificar as ferramentas do e marketing e do e commerce. - Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online. - Elaborar, coordenar e monitorizar o impacto de campanhas de marketing digital. - Gerir a identidade da marca, o seu posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em ambiente digital. - - Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores. - Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa.
  • BibliografiaBibliography
    Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Carrera, F. (2012). Marketing Digital na Versão 2.0 O que não pode ignorar. 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. Gulbenkian. Dias, P. (2014). Viver na Sociedade Digital. Parede: Princípia. McLuhan, M. (2008). Compreender os Meios de Comunicação: Extensões do Homem. Lisboa: Rian, D. and Jones, C. (2009) Understanding Digital Marketing. London: Kogan Page. Tapscott, D. (2008). Grown Up Digital: How the Net Generation is changing our world. EUA: McGraw Hill. Chaffey, D., & Smith, P. R. (2013). Emarketing excellence: Planning and optimising your digital marketing (4 ed.). Oxon: Routledge. Chaffey, Dave & EllisChadwick, Fiona, "Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice", Pearsons, 5ª Edição, Adolpho Conrado (2012), Os 8 Ps do Marketing Digital O guia estratégico de marketing digital, Texto Gestão.
  • MetodologiaMethodology
    Os alunos irão utilizar metodologias ativas como PBL - Project Based Learning - para consolidação dos conhecimento teóricos em momento de avaliação final, bem como casos práticos em aula. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular por via de um projeto em regime PBL em conjunto com outras UCs, bem como através de um momento de avaliação teórica (frequência) e ainda participação e exercicio práticos realizados em aula (20%). 

    Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o projeto. 
     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação teórica (frequência)

    17-12-2024

    20%

    Projeto

    14-01-2025

    60%

    Assiduidade e participação nas atividades propostas em aula

     

    A realização do projeto será em conjunto com outras UCs sendo dado aos alunos apoio na realização do mesmo em sala de aula. Neste será avaliado a aplicação dos conteúdos teóricos, artes visuais de complemento ao trabalho, estrutura e redação do trabalho (Normas APA - formatação de texto - e Referências Bibliografias).