ISLA Santarém 17469
Gestão de Conteúdos Web
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular Gestão de Conteúdos WEB insere-se na área do Marketing Digital e Comércio Eletrónico, abordando os fundamentos da criação de conteúdos, desde a comunicação no meio digital à manipulação de conteúdos. O seu campo de ação inclui o conhecimento teórico da comunicação no Digital e à escrita e controlo de conteúdos. Essencial no ciclo de estudos, capacita os alunos para compreender e aplicar conceitos-chave na criação e gestão de conteúdos WEB, preparando-os para desafios reais no setor do Marketing e Redes Sociais.
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ProgramaProgramme1. A Internet. O meio virtual: ciberespaço, cibercultura e ciberlinguagem. 2. Declínio do conceito de «gatekeeper». 3. Relacionamento entre a comunicação tradicional e o virtual. 4. Reconfiguração da comunicação. 5. Fontes digitais e rotinas de produção. 6. Os «browsers» e os motores de pesquisa. 7. A escrita digital. 8. O «lead». O corpo da notícia, selecção das notícias, as fontes de informação e sua fiabilidade. 9. Controlo da leitura e entrada em páginas e sites e reflexos nos conteúdos. 10. Os novos meios de comunicação em rede. 11. Google, Google Alerts,, Twitter, Reddit, Feeds RSS, Tumblr, Blogspot, Wordpress, Posterous, Typepad, Linguagem HTML, Flickr, Imgur, Twitpic, Vimeo, Twitter, Facebook , Google+, Dlvr.it, Feedburner, Yahoo Pipes, SEO, Tags, Google Insights for Search, Facebook Insights, Youtube Analytics, Google Analytics, Alexa, Firebug, Scribd, Tineye, Adsense, Adwords.
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes com conhecimentos para a utilização das ferramentas da comunicação online. - Discutir os desafios que se colocam à comunicação online. - Dotar os estudantes com capacidade para usar a internet com fonte de pesquisa para a actividade. - Analisar a estrutura dos sites de informação. - Conhecer as técnicas de backoffice e do uso de motores de busca. - Publicar diversos tipos de conteúdos, devidamente optimizados para motores de pesquisa. - Aprender técnicas de formatação para redes sociais. - Reconhecer, nas redes sociais, o conceito de feed como método para a divulgação de informação. - Utilizar os parâmetros de pesquisa avançada da Google, Twitter. - Compreender a importância de sites de alojamento de documentos,videos e imagens. - Utilizar imagens e vídeo com a devida atribuição.
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BibliografiaBibliographyCABRERA, M.Angeles (2000). La Prensa Online, Cims CALLAHAN, Cristopher (1999). A Jornalist’s Guideto the Internet The Net as a Reporting. Bacon CEBRIAN, Juan Luis (2000). La Red, Grupo Santilla de Ediciones FURTADO, José Afonso, (2012). Uma ultura da Informação para o Universo Digital. Lisboa: Fundação FM dos Santos HARRINGTON, Susanmarie e al (1999). The Online Writing Classroom. Hampton Press KILIAN, Crawford (1999). Writing for the Web, Self - Counsel Press PAVLIK, John V. (2001). Jornalism and New Media, Columbia University Press SCHELEIN, Alan M. (1999). Find It Online – The Complet Guide to Online Research, Fax On NOCI, Javier Días, PALACIOS, Marcos (2007). Online Journalism: Research Methods Recursos Didáticos: Laboratório de informática, plataformas on line específicas, TGI Target Group index da Marktest
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MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino estará assente em metodologias ativos como: estudo de caso, gamificação e PBL.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


