ISLA Santarém 8300
Comportamento do Consumidor
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentationOs conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Comportamento do Consumidor estão perfeitamente alinhados com os objetivos de aprendizagem definidos. Cada tópico, desde a introdução ao comportamento do consumidor até o processo de tomada de decisão e a influência social e cultural, contribui diretamente para desenvolver as competências dos estudantes. Esta coerência assegura uma formação sólida e abrangente, capacitando os estudantes a compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, analisar situações reais e aplicar teorias e técnicas em contextos práticos de marketing e vendas. Assim, os estudantes estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do mercado e para propor estratégias específicas, baseadas numa análise aprofundada do comportamento do consumidor.
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ProgramaProgramme1. Comportamento do consumidor: suas origens e aplicações estratégicas 2. Pesquisa do consumidor 3. Motivação do consumidor 4. Personalidade e comportamento do consumidor 5. Perceção do consumidor 6. Aprendizagem do consumidor 7. Formação e mudança de atitude do consumidor 8. Comunicação e comportamento do consumidor 9. Grupos de referência e influências familiares 10. Classe social e comportamento do consumidor 11. Influência da cultura no comportamento do consumidor 12. Liderança de opinião 13. Processo de tomada de decisão do consumidor 14.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os fundamentos e as ferramentas para um maior conhecimento dos princípios do comportamento do consumidor. - Conceitos psicológicos básicos que influem no comportamento individual e que influenciam o comportamento do individuo em relação ao consumo. - Identificar as dimensões sociais e culturais do comportamento do consumidor. - Evidenciar a importância da influência pessoal, a liderança de opinião e difusão de inovações e processo de tomada de decisão do consumidor.
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BibliografiaBibliographyCardoso, A. (2009). O Comportamento do Consumidor, porque é que os consumidores compram. Manual Prático Lidel. Graham, Judy (2009). Critical Thinking In Consumer Behavior, Pearson Education. Rajagopal (2010). Consumer Behavior Global Shifts & Local, Nova Science Publishers Inc. Solomon, Michael (2012). O comportamento do consumidor, Comprando, consumindo e sendo. Bookman.
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MetodologiaMethodologyAs metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas, são as seguintes: -Aprendizagem Baseada em Problemas; -Gamificação; -Sala de Aula Invertida; -Design thinking; -Estudo de caso
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


