ISLA Santarém 15190
Organização e Gestão
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular "Organização e Gestão" visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos fundamentos da gestão empresarial, incluindo contabilidade de custos, estruturas organizacionais e funções internas das empresas. Com foco na aplicação prática dos conceitos de gestão, esta UC integra a análise de custos industriais, planeamento estratégico e comunicação organizacional, preparando os alunos para desafios reais no contexto de gestão de pequenas e médias empresas.
-
ProgramaProgrammeOrganização: Conceito e tipos; Dimensão; Propriedade; Ramos de atividade. Empresa: Conceito; Objetivos e papel na sociedade; Elementos constitutivos. Funções: Produção, Comercial, Pessoal, Financeira; Planeamento estratégico. Estrutura Organizacional: Conceito e tipos; Representação gráfica; Análise. Conceitos de Gestão e a Sua Evolução: Teorias de gestão das organizações; Cultura organizacional; Participação dos colaboradores e responsabilidade da gestão de topo. Comunicação Organizacional: Conceito, tipos e intervenientes; Regras e efeitos.
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem proporcionar uma compreensão clara dos conceitos fundamentais de empresa e gestão, diferenciando os elementos que a compõem e identificando as suas funções internas. Além disso, capacitar os alunos para distinguir entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais e as suas características específicas. Outro objetivo é analisar e compreender as teorias de gestão organizacional, a sua operacionalização e os mecanismos de controlo, desenvolvendo a capacidade de aplicar esses conceitos na prática. Também se pretende desenvolver competências em comunicação organizacional, compreendendo os seus princípios, regras e efeitos no contexto empresarial. Por fim, promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através da resolução de casos práticos e da elaboração de um trabalho de investigação final.
-
BibliografiaBibliographySebastião, T. (2013). Gestão das organizações (3ª ed.). Escolar Editora. Pinto, C., Rodrigues, J., Rodrigues, R., Moreira, M., & Melo, L. (2006). Fundamentos de gestão. Editorial Presença. Sousa, A. (1999). Introdução à gestão: Uma abordagem sistémica. Verbo Editora.
-
MetodologiaMethodologyNo processo de ensino-aprendizagem serão adotadas metodologias inovadoras que visam promover uma aprendizagem ativa, colaborativa e orientada para a resolução de problemas reais. Entre as metodologias a utilizar, destacam-se: · Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning); · Gamificação; · Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); · Design Thinking; · Estudos de Caso (Case Studies). Serão também, aplicados casos práticos reais, que permitem aos alunos explorar cenários empresariais autênticos e desenvolver competências de resolução de problemas. Os estudantes serão igualmente incentivados a elaborar um trabalho final (full paper), que os desafiará a aprofundar um tema relevante, aplicando o conhecimento teórico na prática e desenvolvendo competências de investigação e análise crítica.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Frequência 1 13-11-2025
40%
Frequência 2
15-01-2026
45%
Exercícios práticos (6 no total, contam os 4 melhores) 15% Exame
A definir
100%


