ISLA Santarém 21305
Comércio Eletrónico
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Comércio Eletrónico explora o impacto das transações digitais no ambiente empresarial. Desse modo, procura-se capacitar os alunos para a compreensão e utilização estratégica da internet para impulsionar negócios por via do Ecommerce e a sua estrutura, bem como através do uso de ferramentas. Isto resultará em alunos capazes de implementar Ecommerce e outras estratégias do Marketing.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao comércio electrónico: principais tipos de comércio electrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados electrónicos, estrutura e mecanismos. 2. Sistemas e tecnologias de pagamentos electrónicos: 3. Segurança no comércio electrónico: Infra estruturas de chave pública;Tecnologias de encriptação;Certificados digitais e assinaturas digitais. 4. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web Software de comércio electrónico Tecnologias de integração empresarial 5. Instituições Electrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação Selecção de parceiros de negócio Especificação de contratos electrónicos 6. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias.
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transacções por intermédio de meios electrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. - Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. - Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de Marketing Digital e Comércio Eletrónico. - Apresentar os diversos tipos de comércio electrónico existentes e a sua importância para as empresas.
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BibliografiaBibliographyDave Chaffey (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsiver Brasil. Silva M., Silva A., Romão A., Conde N. (2003). Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada. FCA. He M., Jennings N. R. e Leung H (2003). On agent mediated electronic commerce”.IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4). Neto, et al. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. edição: Psicosom.
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MetodologiaMethodologyNo decorrer das aulas serão utilizadas metodologias ativas para dinamização das mesmas com objetivo de consolidar conhecimentos adquiridos. Algumas das metodologias são: gamificação; PBL (Project Based Learning); sala invertida; e, estudos de caso.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular através de 3 elementos de avaliação:
- Projeto/trabalho
- Frequência
- Participação e casos práticos em aula (10%)
Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação. A participação e casos práticos em sala de aula é uma avaliação que ocorre de forma contínua.
Descrição
Data limite
Ponderação
Momento de avaliação teórica (frequência)
18 de dezembro de 2025
40%
Projeto/trabalho
15 de janeiro de 2026
50%
No projeto/trabalho será disponibilizado aos alunos, via Moodle, um enunciado com os critérios de avaliação. Ainda assim, consideram-se alguns dos seguintes paramêtros:
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Clareza, organização e redação do trabalho escrito
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Adaptação das Normas APA e o template do ISLA Santarém – Instituto Politécnico
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Criatividade e sensibilidade estética
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Raciocino lógico e estratégico
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Apresentação e defesa oral


