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ISLA Santarém 21305

Comércio Eletrónico

Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Comércio Eletrónico explora o impacto das transações digitais no ambiente empresarial. Desse modo, procura-se capacitar os alunos para a compreensão e utilização estratégica da internet para impulsionar negócios por via do Ecommerce e a sua estrutura, bem como através do uso de ferramentas. Isto resultará em alunos capazes de implementar Ecommerce e outras estratégias do Marketing. 
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução ao comércio electrónico: principais tipos de comércio electrónico, modelos de negócio e taxonomia, impacto nas organizações. Mercados electrónicos, estrutura e mecanismos. 2. Sistemas e tecnologias de pagamentos electrónicos: 3. Segurança no comércio electrónico: Infra estruturas de chave pública;Tecnologias de encriptação;Certificados digitais e assinaturas digitais. 4. Tecnologias de suporte: Sistemas de informação para a web Software de comércio electrónico Tecnologias de integração empresarial 5. Instituições Electrónicas e Empresas Virtuais: Normas, autenticação, contratos automáticos, monitorização, reputação Selecção de parceiros de negócio Especificação de contratos electrónicos 6. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Dotar os estudantes de conhecimentos das diversas estruturas e tipos de transacções por intermédio de meios electrónicos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e as suas limitações e o impacto nas empresas. - Preparar para o uso estratégico da internet como instrumento de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de comportamento. - Consolidar noções básicas sobre a Internet e os serviços disponíveis nesta rede e sobre nomes de Marketing Digital e Comércio Eletrónico. - Apresentar os diversos tipos de comércio electrónico existentes e a sua importância para as empresas.
  • BibliografiaBibliography
    Dave Chaffey (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsiver Brasil. Silva M., Silva A., Romão A., Conde N. (2003). Comércio Electrónico na Internet, 2ª Edição Actualizada. FCA. He M., Jennings N. R. e Leung H (2003). On agent mediated electronic commerce”.IEEE Trans on Knowledge and Data Engineering 15 (4). Neto, et al. (2016). Marketing Digital & E-Commerce. edição: Psicosom.
  • MetodologiaMethodology
    No decorrer das aulas serão utilizadas metodologias ativas para dinamização das mesmas com objetivo de consolidar conhecimentos adquiridos. Algumas das metodologias são: gamificação; PBL (Project Based Learning); sala invertida; e, estudos de caso. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular através de 3 elementos de avaliação:

    • Projeto/trabalho
    • Frequência
    • Participação e casos práticos em aula (10%) 

    Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação. A participação e casos práticos em sala de aula é uma avaliação que ocorre de forma contínua. 

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Momento de avaliação teórica (frequência)

    18 de dezembro de 2025

    40%

    Projeto/trabalho

    15 de janeiro de 2026

    50%

     

    No projeto/trabalho será disponibilizado aos alunos, via Moodle, um enunciado com os critérios de avaliação. Ainda assim, consideram-se alguns dos seguintes paramêtros: 

    • Clareza, organização e redação do trabalho escrito 

    • Adaptação das Normas APA e o template do ISLA Santarém – Instituto Politécnico 

    • Criatividade e sensibilidade estética 

    • Raciocino lógico e estratégico 

    • Apresentação e defesa oral