A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências).

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS


Diretor do curso

Alberico

Prof. Doutor Albérico Rosário

Informações

243 305 880 / 935 048 806
info@islasantarem.pt

Saídas Profissionais e Protocolos de estágio

O/A Técnico/a Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas tem por funções, colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colaborar ao nível do relacionamento com clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização, e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.

Objetivos

  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial;
  • Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Promover o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos e informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
  • Produzir relatórios sobre atividades comerciais, reportando as mesmas através dos canais hierárquicos definidos;
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções;
  • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos e serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
  • Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
  • Desenvolver estudos de mercado;
  • Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.

Destinatários

São destinatários deste TeSP:

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Gestão Comercial e Vendas dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Estudos futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.

Duração

  • 3 semestres letivos: 885 horas de contacto
  • 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.

Vagas

25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

  • Diurno
  • Pós-laboral

Autorização de funcionamento / registo

Área científica

Comércio

Plano de Estudos

1º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Gestão Comercial 60 5
Tecnologias de Informação e Comunicação 45 5
Organização e Gestão 45 5
Economia 45 5
Análise e Controlo de Custos 45 5
Estudo de Mercado 45 5
Comportamento Humano nas Organizações 45 5
Comportamento do Consumidor 45 5
Príncipios de Marketing 45 5
2º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Comércio Eletrónico 60 6
Comunicação de Marketing 45 5
Gestão da Força de Vendas 45 5
Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda 45 5
Técnicas de Negociação e Venda 45 5
Direito dos Mercados 45 4
Estágio 600 30
Total 1455 120

Corpo Docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
Albérico Manuel Travassos Rosário Doutor | Especialista
António José Ferreira da Silva Jorge   Mestre
Carlos Triães Diogo Licenciado | Especialista
Eduardo Simões Ganilho Doutor
Eulália Maria Mota Santos Doutora
Filipa Isabel Ferreira Martinho Mestre | Especialista
Hugo Gabriel dos Santos Alves Mestre
Isabel Maria Pinto dos Reis Mestre | Especialista
Rui Manuel Robalo Frade Doutor
Susana Paula Piedade Stoffel Licenciada
Vasco Ribeiro Santos Doutor

Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA Santarém

TeSP em Gestão Comercial e VendasLicenciatura em Gestão Comercial
Unidade CurricularUC creditadas na LicenciaturaAno / Semestre
Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
Organização e Gestão Gestão das Organizações 1º ano – 1ºS

Principios de Marketing

Comunicação de Marketing

Introdução ao Marketing 1º ano – 1ºS
Língua Inglesa Lingua Inglesa 1º ano – 2ºS
Comportamento Humano nas Organizações Gestão das Pessoas nas Organizações 1º ano – 2ºS
Tecnologias de Informação e Comunicação Pincipios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
Análise e Controle de Custos Fundamentos de Contabilidade 2º ano – 1ºS

Gestão Comercial

Gestão de Forças de Venda

Gestão Comercial e Força de Vendas 2º ano – 1ºS
Economia Fundamentos de Economia 2º ano – 1ºS
Direito dos Mercados Direito Comercial 2º ano – 1ºS
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano – 1ºS

Estudos de Mercado

Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda

Estudos de Mercado 2º ano – 2ºS
Comércio Eletrónico E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º ano – 1ºS

Técnicas de Negociação e Venda

Língua Portuguesa

Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 3º ano – 1ºS

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Emolumentos

Ano letivo 2019-2020

Candidatura:  75€ 
Matrícula: 110€
Inscrição: 65€
Seguro escolar:  40€ 

Propina  

 

 Valor anual: 85€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 8 de setembro de 2019, beneficia de um desconto de 3%.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

Podes concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).

Veja aqui todas as opções da Ação Social. 

Emolumentos e Propinas Condições de acesso

Brochura Veja aqui a brochura com a oferta formativa 2019-2020