A conclusão de um TeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Santarém com creditações (equivalências). Veja aqui.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Ano (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS

Direção do curso

Vasco1

      Prof. Doutor Vasco Ribeiro

Informações

243 305 880 / 935 048 806
info@islasantarem.pt

Perfil Profissional e Protocolos de estágio

Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.

Atividades principais

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.   
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital   
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital 
  • Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado 
  • Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias. 
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online . 
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital. 
  • Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital. 
  • Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico. 
  • Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos. 
  • Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização. 
  • Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico. 
  • Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico. 

Destinatários

São destinatários deste TeSP:

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

O curso de Marketing Digital e Comércio Eletrónico dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática com softwares diversos para produção digital, e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares. Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.

Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portáil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuíto para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataforma Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.

Estudos futuros

Esta formação pode ser creditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto. Veja aqui as creditações previstas para prosseguimento de estudos no ISLA.

Duração

  • 3 semestres letivos: 900 horas de contacto
  • 1 semestre de estágio: 600 horas - assegurado pelo ISLA.

Vagas

35 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Horário

  • Diurno
  • Pós-laboral

Autorização de funcionamento / registo

Registo em 28-03-2019 pela Direção Geral do Ensino Superior.

Plano de Estudos

1º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Tecnologias da Informação e Comunicação 45 5
Organização e Gestão 45 5
Princípios de Marketing 45 5
Comunicação de Marketing 45 5
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais  45 5
Plataformas Digitais e Redes Sociais 45 5
Web Marketing   45 5
Comportamento do Consumidor 45 5
Gestão de Conteúdos Web 45 5
2º Ano
Semestre
Unidade CurricularHorasECTS
Estudos de Mercado 45 5
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico  30 3
Marketing Digital 45 5
Comércio Eletrónico 60 6
Design Thinking 45 5
Projeto Integrado Digital 60 6
Estágio 600 30
  Total   120

Corpo Docente

NomeHabilitações académicas | Profissionais
Albérico Manuel Fernandes Travassos do Rosário  Doutor | Especialista
Domingos Santos Martinho Doutor | Especialista
Filomena Isabel Pedro de Oliveira Aranha   Licenciada
Florinda Maria Neto Matos Doutora
Hugo Gabriel Santos Alves Mestre
João Manuel Dias de Almeida Mestre
Loide Raquel Ascenso Licenciada
Marta Alexandra Costa Ramalho Licenciada
Marco Alexandre Tomás Tereso Mestre
Pedro Manuel Costa Ramos Doutor
Rui Manuel Robalo Frade Doutor
Susana Paula Piedade Stoffel Licenciada
Vasco Ribeiro Santos Doutor

Mais informações: http://www.islastr.com

Creditações para prosseguimento de estudos no ISLA de Santarém

TeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico

Licenciatura em Gestão Comercial

Unidade CurricularUC creditadas na LicenciaturaAno / Semestre
Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos 1º ano - 1ºS
Organização e Gestão Gestão das Organizações 1º ano - 1ºS

Princípios de Marketing

Comunicação de Marketing

Introdução ao Marketing 1º ano – 1ºS
Lingua Inglesa Língua Inglesa 1º ano – 2ºS
Tecnologias de Informação e Comunicação Princípios Gerais de Informática 1º ano – 2ºS
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano - 1ºS

Marketing Digital

Web Marketing

Marketing Relacional 2º ano - 2ºS
Estudos de Mercado Estudos de Mercado 2º ano – 2ºS

Comércio Eletrónico

Gestão de Conteúdos Web

E-Marketing e Comércio Eletrónico 3º ano – 1ºS

 

barra cofin FSE n

Ficha de projeto 2016/2018

 

Emolumentos

Ano letivo 2019-2020

Candidatura:  75€ 
Matrícula: 110€
Inscrição: 65€
Seguro escolar:  40€ 

Propina  

 

 Valor anual: 85€ x 11 prestações mensais

A propina é anual e a divisão por prestações apenas tem por finalidade facilitar o pagamento.

A propina anual paga de uma só vez, até 8 de setembro de 2019, beneficia de um desconto de 3%.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

Podes concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).

Veja aqui todas as opções da Ação Social. 

Emolumentos e Propinas Condições de acesso

Brochura Veja aqui a brochura com a oferta formativa 2019-2020