ISLA Santarém 10843
Tecnologias de Informação e Comunicação
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foca-se na capacitação dos alunos para o uso efi caz de tecnodigitais, com uma abordagem prática que inclui o uso de sistemas operativos, ferramentas de produtividade, e plataformas de computnuvem. A UC abrange o uso de software e hardware numa perspetiva de utilizador e gestor, abordando desde a gestão de sistemas opà aplicação de ferramentas colaborativas e soluções de computação em nuvem. A UC de TIC é essencial para qualquer ciclo de estudopretenda formar profi ssionais aptos a atuar num ambiente digital e tecnológico, especialmente em cursos de gestão, marketing, informoutras áreas onde a efi ciência tecnológica é crucial. A sua pertinência reside na necessidade de dotar os alunos com competências dsão cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, promovendo a literacia digital e a capacidade de adaptação a novas ferramentatecnológicas.
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ProgramaProgramme1. Sistemas Operativos (Windows e Linux) 2. Computação na núvem (AWS) 3. Plataforma de produtividade e armazenamento (Google Drive) 4. Processador de texto (Word) 5. Folha de cálculo (Excel) 6. Fundamentos de Cibersegurança 7. Internet das Coisas (IoT)
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ObjectivosObjectivesPossibilitar a aquisição de conhecimentos de informática (hardware e software) numa perspetiva de gestor e utilizador; Disponibilizar os conhecimentos fundamentais e as competências necessárias à correta utilização das tecnologias informáticas no contexto das suas atividades pessoais e profissionais; Proporcionar a possibilidade de utilização de ambientes de aprendizagem virtual; Apresentar as principais ferramentas disponíveis nas plataformas de computação na nuvem; Proporcionar a utilização de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona; Proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências sobre cibersegurança e internet das coisas (IoT).
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BibliografiaBibliographyAntunes, M. & Rodrigues (2018). Introdução à Cibersegurança. FCA Coelho, P. (2017). A Internet das Coisas – uma introdução prática. FCA. Dan, C. M. (2018). Cloud Computing - Theory and Practice. Morgan Kaufmann. Frye, C. D. (2019). Microsoft excel step by step. Microsoft Press. Lambert, J., & Cox, J. (2019). Microsoft word step by step. Microsoft Press.
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MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de avaliações individuais, com o peso de 15% (trabalho PowerPoint), 20% (avaliação Word), 20% (avaliação de Excel), auto-estudo de cibersegurança com o peso de 25%, e um trabalho de grupo com o peso de 20%. Os alunos ficam obrigados a fazer todos os elementos de avaliação, todos são obrigatórios e a não realização de qualquer um deles, o aluno será reprovado, passando automaticamente para a avaliação final. Todos os exercícios de avaliação são realizados em sala de aula, em caso de não comparência em aulas de avaliação os alunos terão zero valores nessa avaliação. Nas épocas final de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de um trabalho de grupo que tem um peso de 40%, de uma frequência com um peso de 50% e de um portfólio de trabalhos a realizar em aula com um peso de 10% na nota final. O calculo da média ponderada das três notas será a nota final da unidade Curricular.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequencia
14 janeiro
50%
Trabalho
17 dezembro
50%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


