ISLA Santarém 18
Tecnologias da Informação
Gestão de Dados e Tecnologias em Saúde (L) (ISLA SANTARÉM)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Tecnologias da Informação foca-se na capacitação dos alunos para o uso eficaz de tecnologias digitais, com uma abordagem prática que inclui o uso de sistemas operativos, ferramentas de produtividade, e plataformas de computação em nuvem. A UC abrange o uso de software e hardware numa perspetiva de utilizador e gestor, abordando desde a gestão de sistemas operativos até à aplicação de ferramentas colaborativas e soluções de computação em nuvem. Esta UC é essencial para qualquer ciclo de estudos que pretenda formar profissionais aptos a atuar num ambiente digital e tecnológico, especialmente em cursos de gestão, marketing, informática, e outras áreas onde a eficiência tecnológica é crucial. A sua pertinência reside na necessidade de dotar os alunos com competências digitais que são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, promovendo a literacia digital e a capacidade de adaptação a novas ferramentas tecnológicas.
-
ProgramaProgramme1. Conceitos básicos de Tecnologia da Informação 2. História da Computação e Evolução Tecnológica 3. Componentes de um Sistema de Computação 4. Software de sistema e de aplicação 5. Redes de Computadores e Internet 6. Plataforma de produtividade e armazenamento (Google Drive) 7. Ferramenta de produtividade em ambiente colaborativo. 8. Conceção e produção de conteúdos digitais com recursos a ferramentas baseadas em IA.
-
ObjectivosObjectivesO1. Adquirir conhecimentos sobre os componentes de um sistema de computação numa perspetiva de gestor e utilizador. O2. Discutir os diferentes tipos de software (sistema e aplicação). O3. Apresentar os princípios fundamentais sobre redes de computadores e internet. O4. Disponibilizar os conhecimentos fundamentais para a correta utilização das ferramentas informáticas de produtividade no contexto das suas atividades pessoais e profissionais. O5. Apresentar e utilizar ferramentas baseadas em IA para apoio à conceção de conteúdos digitais. Competências: C1.Selecionar os sistemas e aplicações informáticas mais adequadas a cada situação e utilizá-las de forma eficiente e produtiva. C2. Utilizar plataformas de produtividade e armazenamento e computação na nuvem. C3. Utilizar ferramentas baseadas em IA para conceber e produzir conteúdos digitais.
-
BibliografiaBibliographyArpaci-Dusseau, R. H., & Arpaci-Dusseau, A. C. (2020). Operating systems: Three easy pieces. CreateSpace. Frye, C. D. (2019). Microsoft excel step by step. Microsoft Press. Lambert, J., & Cox, J. (2023). Microsoft Office step by step (Office 2021 e Microsoft 365). Microsoft Press. Marinescu, D. (2018). Cloud Computing - Theory and Practice. Morgan Kaufmann.
-
MetodologiaMethodology1. Aulas teóricas/práticas com exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. Utilização de métodos interrogativo para consolidação de conhecimentos (através de recursos a exercícios de aplicação). Presencial: 2. Prática laboratorial: Resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando recursos de computação na nuvem. 3. Prática simulada. Utilização de plataforma baseadas em IA para conceção de conteúdos. Autónoma: 4: Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
A média desta UC será obtida por meio de 3 elementos distintos cuja participação neles é obrigatória (Portfolio, Trabalho e Teste de Avaliação). Assim, os alunos deverão participar nos 3 tipos de elementos avaliativos para computar sua média final.
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
Ver Moodle
40%
Portfolio
Ver Moodle
30%
Trabalho
Ver Moodle
30%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


