Skip to main content

ISLA Santarém 24132

Técnicas Estatísticas e Estudos de Mercado

Gestão dos Negócios Internacionais (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Disciplina na área do marketing, fundamental para a compreensão dos mercados onde as empresas atuam, e como apoio à decisão.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução aos Estudos de Mercado 2. Definição do problema e da abordagem 3. Designs de pesquisa 4. Pesquisa exploratória 5. Pesquisa descritiva 6. Pesquisa causal 7. Medidas e escalas 8. Elaboração de questionários 9. Amostragem 10. Trabalho de campo 11. Tratamento e análise de dados 12. Elaboração e apresentação do relatório
  • ObjectivosObjectives
    Dar a conhecer a importância dos estudos de mercado para a tomada de decisões de gestão. Identificar as diversas etapas do processo de estudo de mercado e distingue os principais designs de pesquisa. Recolher avaliar e analisar dados secundários provenientes de diferentes fontes e aplica alguns dos métodos de pesquisa qualitativa. Aplicar as regras de elaboração de questionários e determinar o seu modo de administração atendendo às circunstâncias específicas do estudo em causa. Identificar as várias etapas do processo de determinação da dimensão da amostra e as várias técnicas de amostragem. Aplicar técnicas estatísticas de análise de dados com recurso a software específico. Conhecer os aspetos a ter em consideração na elaboração e apresentação dos relatórios de estudos de mercado.
  • BibliografiaBibliography
    Aaker, D. A, Kumar, V., Leone, R., & Day, G. S. (2012). Marketing Research (11th Edition), Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc. Lopes, J. L. P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado – Teoria e Prática (2.ª Edição). Edições Sílabo. Malhotra, Naresh K. (2019), Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada: 7.ª ed., Porto Alegre: Bookman Editora. Maroco, J. (2020). Análise estatística: com utilização do SPSS. 2.ª Ed. Lisboa, Sílabo.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologias ativas com recurso às mais recentes ferramentas de recolha e análise de dados de mercado. Tais como SPSS, Google forms, Microsoft forms, Power BI.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    19-01-2026

    30%

    Portfolio

    15-12-2025

    40%

    Assiduidade e participação nas atividades da aula

     

    30%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...