Skip to main content

ISLA Santarém 3439

Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação

Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A comunicação é transversal a todas as áreas e domínios do ser humano, seja ao nível empresarial ou pessoal. Desta feita, compreende-se a importância da Unidade Curricular de Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação no percurso académico dos alunos.  Através da conceptualização dos conceitos de informação, comunicação e negociação pretende-se dotar os alunos de conhecimentos, ferramentas e técnicas, assentes em metodologias ativas para a sua aplicabilidade na vida quotidiana e profissional. Os conteúdos desta UC serão transversais e adequados às diferentes licenciaturas, para serem identificadas situações reais face ao contexto do mercado de trabalho atual.  Os conteúdos assentaram em três grandes eixos que se interligam e completam, tais como, a informação, comunicação, negociação e gestão de conflitos.   
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Introdução Enquadramento da informação na estratégia global da organização. A informação no contexto das estratégias de gestão. Tipos de informação. Princípios e técnicas de informação Instrumentos de informação A informação A construção de um plano de informação A Comunicação Empresarial O processo de comunicação Técnicas de Comunicação Comunicação Interna e Externa Os suportes de Comunicação Digitais A Negociação O processo de negociação Liderança de Equipas Negociação e Cultura Organizacional Os estilos de negociação e atitudes a assumir face aos mesmos A gestão de conflitos Casos práticos
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos 01 - Proporcionar aos estudantes o conhecimento e compreensão dos princípios e dos objetivos dos sistemas de informação para a gestão. O2 - Descrever o processo de comunicação e identificar os tipos e funções da imagem na ilustração da mensagem. O3 - Reconhecer o sistema de informação da empresa, de modo a equacionar as dimensões comportamentais e organizacionais.  O4 - Definir o conhecimento de negociação enquanto processo de desenvolvimento da cultura organizacional.  Competências C1 - Enquadrar a informação nas estratégias de gestão. C2 - Apresentar as ferramentas da ‘internet’ enquanto instrumento de comunicação e informação.  C3 - Diagnosticar, analisar e tomar decisões face à recolha de informação, comunicação e negociação. 
  • BibliografiaBibliography
    Carvalho, J. C. de. (2004). Negociação. Edições Sílabo, Lda. Figueiredo, P., & Joaquim, A. F. (2023). The impact of artificial intelligence and intergenerational diversity. In Fatma Ince (Ed.), Leadership Perspectives on Effective Intergenerational Communication and Management (pp. 72–90). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6140-2.ch005 Machado, L. C. P., & Neiva, E. R. (2017). Práticas de gestão da mudança: Impacto nas atitudes e nos resultados percebidos. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, 17(1), 22–29. https://doi.org/10.17652/rpot/2017.1.12157 Ruão, T. (2016). A Organização Comunicativa: Teoria e prática em comunicação organizacional (CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Ed.; Issue september 2016).      
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino, serão maioritariamente ativas, contudo os métodos expositivo e interrogativo, não serão descurados para transmissão de conceitos e conteúdos científicos inerentes à UC. Desta feita serão utilizadas as seguintes metodologias: Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão desafiados a transmitir aos colegas conteúdos e conclusões relativamente a um artigo científico da sua área de estudos. Debate, assente na interpretação individual de documentos pré-fornecidos. Trabalho de Projeto, onde os estudantes serão desafiados a realizar um trabalho individual crítico acerca do papel da Inteligência Artificial no seu campo de estudos. Estudos de Caso, que serão debatidos em sala de aula e Trabalho de Grupo onde serão aplicados os conteúdos teóricos num contexto prático. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Frequência

    Trabalho de Grupo

    60%

    40%