ISLA Santarém 6305
Sistemas Operativos
-
ApresentaçãoPresentationO objectivo da UC de Sistemas Operativos é o de apresentar os princípios fundamentais dos Sistemas Operativos, de forma a permitir uma compreensão detalhada da sua arquitetura e funcionamento, dando aos alunos os conhecimentos e capacidades para utilizar, configurar e otimizar este componente fundamental dos sistemas informáticos.
-
ProgramaProgramme1. Introdução aos sistemas operativos: Funções de um sistema operativo. Estrutura dos sistemas operativos. 2. Gestão de processos: Processos. Tarefas. Escalonamento do CPU. Sincronização de processos. Deadlocks. 3. Gestão de memória. 4. Gestão de ficheiros: Sistema de ficheiros. Sistemas I/O. 5. Tópicos sobre proteção e segurança. 6. Ferramentas de desenvolvimento de aplicações e programação básica de sistemas. 7. Configuração, administração e programação de sistemas operativos (Windows, Linux e Android)
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Dotar os estudantes dos conhecimentos essenciais sobre os princípios dos sistemas operativos atuais. O2. Apresentar as abstrações principais de um sistema operativo. O3. Identificar os componentes que o constituem bem como as respetivas funções. Competências: C1. Descrever as funções e a estrutura de um sistema operativo e apresentar os algoritmos que norteiam a implementação e otimização das principais componentes de um sistema operativo. C2. Utilizar e explorar a API dos sistemas operativos (Linux, Windows e Android). C3. Utilizar as interfaces do sistema no desenvolvimento de aplicações. C4. Utilizar ferramentas de desenvolvimento de aplicações e programação básica de sistemas. C5. Instalar e configurar um sistema operativo em ambiente Windows, Linux ou Android.
-
BibliografiaBibliographyArpaci-Dusseau, R. H., & Arpaci-Dusseau, A. C. (2020). Operating systems: Three easy pieces. CreateSpace. Krause, J. (2023). Mastering Windows Server 2022. Packt. Silberschatz, A., Peter Galvin, and Greg Gagne (2021). Operating System Concepts, John Wiley & Sons. Tanenbaum, A. S., & Bos, H. (2022). Modern operating systems. Pearson. Vanderbauwhede, W., & Singer, J. (2019). Operating Systems Foundations with Linux on the Raspberry Pi: Textbook. Arm Education Media.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo: para exposição de cada tema com detalhe mostrando exemplos tipo. 2. Prática laboratorial: realização de problemas práticos de aplicação, experimentação e teste em contexto laboratorial. 3. Metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para construção de um projeto final em grupo. Autónomo: 4. Pesquisa orientada e estudo de casos propostos pelo docente. O docente dá feedback (Orientação Tutorial – OT) sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas práticos e sobre a evolução do trabalho de projeto, presencialmente em contexto de sala de aula ou a distância em modo assíncrono através da plataforma Moodle.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (contínua):
A1.Trabalho prático (grupo).
A2.Teste final teórico-prático (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,4*A1+0,6*A2.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial:
Hipótese 1:
(Avaliação Final, Recurso/Especial)
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho prático o qual obteve classificação positiva e obteve classificação
positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada nas épocas subsequentes (Avaliação Final,
Recurso/Especial)
- A2. Teste final teórico-prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho prático, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.
Nestas circunstâncias esta componente da avaliação não poderá ser utilizada na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático abrangendo todos os conteúdos (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


