Skip to main content

ISLA Santarém 7303

Sistemas de Suporte à Decisão

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Sistemas de Suporte à Decisão tem como objetivo dar ao estudante competências essenciais na análise de dados, numa perspetiva multidisciplinar, como se trata a Ciência de Dados. Através da apresentação de metodologias e técnicas fundamentais para tratar, transformar, construir e analisar os dados, é objetivo desta UC dar ao estudante capacidade para traduzir essa análise em conhecimento e valor, de modo sustentado para a tomada de decisão. A componente prática é um dos aspetos fundamentais da UC, pelo que a capacidade de traduzir conhecimento em ações práticas e decisões de análise é particularmente valorizada. A ligação estreita ao mundo empresarial para resposta a perguntas de negócios será retratada nesta UC.
  • ProgramaProgramme
    1. Sistemas de Apoio à Decisão. 2. Data Warehouses. 3. OLAP. 4. Data Mining. 5. Big Data. 6. Tendências de Business Intelligence. 7. Ferramentas de BI.
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Apresentar os conceitos básicos sobre os sistemas de apoio à decisão. O2. Caraterizar as Data Warehouses. O3. Apresentar e discutir as ferramentas de OLAP e Data mining. O4. Apresentar e aprofundar os conceitos relacionados com Big Data e Business Inteligence (BI). Competências: C1. Utilizar as técnicas e ferramentas de software para o apoio à tomada de decisão. C2. Selecionar e utilizar a técnica e ferramenta mais adequada a cada situação.
  • BibliografiaBibliography
    Agarwal, U. (2024). Data Mining and Data Warehousing. S.K. Kataria & Sons. García-Díaz, Vicente ed.(2021). Algorithms in Decision Support Systems. MDPI. Kantardzic, M. (2020). Data Mining: Concepts, Models, Methods, and Algorithms. Wiley-IEEE Press. Santos, M. Y., & Ramos, I. (2020). BIG DATA - Concepts, Warehousing, And Analytics, Routledge.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos, complementado com os métodos demonstrativo e interrogativo para estabelecer a interação com os estudantes através do questionamento sobre as temáticas em análise e através da resolução de exercícios de aplicação. 2. Aplicação prática: através de exercícios e trabalhos orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente. O/a docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial presencialmente ou através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação curricular (contínua):

    A1. Exercícios resolvidos em aula (individual).

    A2. Trabalho prático (grupo).

    A3. Teste final teórico-prático (individual).

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,3+ A2*0,3+A3*0,4.

    Avaliação final ou em época de recurso/especial [A]:

    Hipótese 1:

    A1. Exercícios resolvidos na aula (individual). O estudante realizou os exercícios nos quais obtiveram avaliação positiva: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo (avaliado com nota >=10) e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da fórmula utilizada na avaliação curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou os exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não realizou o trabalho de grupo ou realizando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.