ISLA Santarém 7303
Sistemas de Suporte à Decisão
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ApresentaçãoPresentationA UC de Sistemas de Suporte à Decisão tem como objetivo dar ao estudante competências essenciais na análise de dados, numa perspetiva multidisciplinar, como se trata a Ciência de Dados. Através da apresentação de metodologias e técnicas fundamentais para tratar, transformar, construir e analisar os dados, é objetivo desta UC dar ao estudante capacidade para traduzir essa análise em conhecimento e valor, de modo sustentado para a tomada de decisão. A componente prática é um dos aspetos fundamentais da UC, pelo que a capacidade de traduzir conhecimento em ações práticas e decisões de análise é particularmente valorizada. A ligação estreita ao mundo empresarial para resposta a perguntas de negócios será retratada nesta UC.
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ProgramaProgramme1. Sistemas de Apoio à Decisão. 2. Data Warehouses. 3. OLAP. 4. Data Mining. 5. Big Data. 6. Tendências de Business Intelligence. 7. Ferramentas de BI.
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Apresentar os conceitos básicos sobre os sistemas de apoio à decisão. O2. Caraterizar as Data Warehouses. O3. Apresentar e discutir as ferramentas de OLAP e Data mining. O4. Apresentar e aprofundar os conceitos relacionados com Big Data e Business Inteligence (BI). Competências: C1. Utilizar as técnicas e ferramentas de software para o apoio à tomada de decisão. C2. Selecionar e utilizar a técnica e ferramenta mais adequada a cada situação.
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BibliografiaBibliographyAgarwal, U. (2024). Data Mining and Data Warehousing. S.K. Kataria & Sons. García-Díaz, Vicente ed.(2021). Algorithms in Decision Support Systems. MDPI. Kantardzic, M. (2020). Data Mining: Concepts, Models, Methods, and Algorithms. Wiley-IEEE Press. Santos, M. Y., & Ramos, I. (2020). BIG DATA - Concepts, Warehousing, And Analytics, Routledge.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos, complementado com os métodos demonstrativo e interrogativo para estabelecer a interação com os estudantes através do questionamento sobre as temáticas em análise e através da resolução de exercícios de aplicação. 2. Aplicação prática: através de exercícios e trabalhos orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente. O/a docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial presencialmente ou através da plataforma Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (contínua):
A1. Exercícios resolvidos em aula (individual).
A2. Trabalho prático (grupo).
A3. Teste final teórico-prático (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,3+ A2*0,3+A3*0,4.
Avaliação final ou em época de recurso/especial [A]:
Hipótese 1:
A1. Exercícios resolvidos na aula (individual). O estudante realizou os exercícios nos quais obtiveram avaliação positiva: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo (avaliado com nota >=10) e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da fórmula utilizada na avaliação curricular (contínua).
Hipótese 2:
O estudante não realizou os exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não realizou o trabalho de grupo ou realizando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


