Skip to main content

ISLA Santarém 13037

Sistemas de Informação para Gestão

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
     A unidade curricular de Sistemas de Informação para Gestão procura dar a conhecer o contexto dos Sistemas de Informação de Gestão enquanto ferramenta no quadro da gestão das organizações. Procura promover de uma atitude ativa para o desenvolvimento, implementação e avaliação dos sistemas de informação nas diferentes áreas funcionais das organizações.
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos de sistemas de Informação 2. Gestão de sistemas de informação 3. Arquiteturas e frameworks para sistemas de informação 4. Desenho e modelação de sistemas de Informação 5. Sistemas e tecnologias de suporte aplicados à gestão das organizações (ERP, SIG, CRM, SCM) 6. Inteligência artificial aplicada aos processos de gestão 7. Transformação digital nas organizações
  • ObjectivosObjectives
    O1. Apresentar o conceito de sistema e a sua utilidade no estudo de situações complexas; O2. Distinguir e comparar diferentes sistemas de informação; O3. Apresentar as técnicas e métodos para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação; O4. Discutir e aprofundar os conhecimentos sobre frameworks e arquiteturas dos sistemas de informação. O5.. Caracterizar os sistemas e tecnologias de suporte aplicados à gestão das organizações; O6. Compreender o impacto da inteligência artificial nos processos de gestão. O7. Compreender os processos de transformação digital nas organizações. Competências: C1. Conhecer, analisar e conceber uma arquitetura para SI empresariais; C2. Planear e gerir projetos de sistemas de informação adequados aos objetivos da organização; C3. Participar na seleção de sistemas de informação mais adequados aos objetivos da organização.
  • BibliografiaBibliography
    Laudon, K. &, Laundon J. (2021). Management Information Systems – Managing the Digital Firm, Global Edition. Marr, B. (2021). Data Strategy: How to Profit from a World of Big Data, Analytics and Artificial Intelligence, Kogan Page Ribeiro, R & Veiga, P. (2022). Transformação Digital - Os Desafios, o Pensar e o Fazer. Actual Editora.Jason L. Anderson, Jeffrey L. Coveyduc (2020). Artificial Intelligence for Business: A Roadmap for Getting Started with AI. Willey.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos. 2. Aplicação prática através de exercícios orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente visando analisar casos práticos propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial presencialmente no contexto da sala de aula e/ou através da plataforma de apoio ao ensino/aprendizagem Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.

    A2. Trabalho prático (relatório e projeto).

    A3. Teste final prático.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,2*A1+0,4*A2+ 0,4* A3.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:

    mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.