ISLA Santarém 12670
Sistemas de Informação para a Gestão
Gestão de Processos e Operações Empresariais
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ApresentaçãoPresentation.
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ProgramaProgramme1.Conceitos de sistemas de Informação 2.Frameworks e modelos de referência de indústria 3.Arquitectura empresarial e governance 4.Gestão de sistemas de informação 5.Arquitectura da gestão de sistemas de informação 6.Funções da gestão de sistemas de informação 7.Desenho e modelação de sistemas de Informação 8.Sistemas e tecnologias de suporte aplicados à gestão das organizações 8.1. Sistemas integrados de gestão empresarial (ERP - Enterprise Resource Planning) 8.2. Sistemas de apoio ao gestor (EIS - Executive Information Systems) 8.3. Sistemas de gestão de relações com clientes (CRM - Customer Relationship Management) 8.4. Sistemas de gestão de cadeias de fornecimento (SCM - Supply Chain Management) 8.5. Sistemas de apoio à decisão (DSS - Decision Support Systems) 8.6. Inteligência competitiva (Business Inteligence) 8.7. Sistemas de gestão de conteúdos (ECM - Enterprise Content Management)
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Apresentar o conceito de sistema e a sua utilidade no estudo de situações complexas; O2. Apresentar o conceito de SI, O3. Descrever e identificar o que é um de SI; O4. Distinguir e comparar diferentes sistemas de informação; O5. Identificar as funções base da gestão de SI; O6. Reconhecer a necessidade de utilização de frameworks e modelos de referência nas organizações; O7. Enquadrar os SI na organização, através de conceitos chave de referência na gestão de SI; O8. Apresentar as técnicas e métodos para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação. O9. Discutir e aprofundar os conhecimentos sobre arquiteturas dos sistemas de informação. Aptidões de competências: C1. Conhecer, analisar e conceber uma arquitetura para SI empresariais; C2. Planear e gerir projectos de sistemas de informação adequados aos objectivos da organização. C3. Participar na selecção de sistemas de informação mais adequadas aos objetivos da organização.
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BibliografiaBibliographyAmaral, L. e L. Varajão (2007). Planeamento de Sistemas de Informação, FCA. Laudon, Janet & Laudon, Kenneth (2011). Managing Information Systems Pearson Education Limited. Marcini, D. et al. (2013). Accounting Information Systems for Decision Making, Springer-Verlag Berlin. Vários (2005). Sistemas de Informação Organizacionais, Edições Sílabo. White S. e D. Miers (2008). BPMN: Modeling and Reference Guide, Future Strategies
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MetodologiaMethodologyAs aulas abordarão os conceitos dos diferentes temas para, posteriormente, mostrar a sua aplicação prática, com uma série de exercícios dentro e fora da sala de aula induzindo a participação ativa e autónoma dos estudantes. Para o efeito prevê-se a utilização do método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio e do método interrogativo para a avaliação da aprendizagem. No que respeita à vertente prática, prevê-se a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Em síntese: (1) Metodologia Expositiva e Interrogativa– ensino participativo, recorrendo sempre que necessário a estratégias de Motivação e a (2) Metodologias Pedagógicas Ativas como Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Os instrumentos de avaliação são uma frequência e um projeto. No projeto engloba um produto entregue no moodle que será analisado pelo docente e uma apresentação e entrega a realizar na data identificada no quadro abaixo ou moodle.
Descrição
Data limite
Ponderação
Projeto*
19-12-2025
50%
Frequência**
09-01-2026
50%
Exame**
100%
Nota: * em grupo, ** individual. As datas para a avaliação do projeto e frequências são disponibilizados no moodle


