ISLA Santarém 27506
Sistemas de Informação para a Gestão de Projetos
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular aborda o papel dos sistemas de informação no apoio à gestão de projetos, proporcionando aos estudantes conhecimentos sobre ferramentas, plataformas e tecnologias que suportam o planeamento, a execução, a monitorização e o controlo de projetos. São explorados conceitos de integração da informação, colaboração, análise de dados, gestão documental e apoio à tomada de decisão, promovendo a utilização eficaz de soluções digitais para aumentar a eficiência, a comunicação e o desempenho das equipas de projeto. A unidade privilegia uma abordagem prática, preparando os estudantes para selecionar e utilizar sistemas de informação em diferentes contextos organizacionais.
-
ProgramaProgramme1. Introdução aos Sistemas de Informação (SI) na gestão de projetos. 1.1 Definição e papel dos SI em projetos corporativos. 1.2 Benefícios e desafios na implementação de sistemas de suporte à gestão. 2. Modelos e metodologias de gestão de projetos. 2.1 Princípios fundamentais das metodologias. 2.2 Integração de SI com práticas metodológicas. 3. Ferramentas de SI: seleção e implementação. 3.1 Análise de requisitos para determinar as ferramentas. 3.2 Implementação de sistemas de suporte. 4. Tecnologias de suporte à gestão de projetos. 4.1 Business Intelligence (BI) para os projetos. 4.2 Ferramentas de gestão de documentos. 4.3 Automação de processos e uso de IA em projetos. 5. Gestão e tomada de decisão suportada por IA. 5.1 Identificação e recurso a ferramentas analíticas e IA. 6. Estudos de caso e aplicações práticas: Desenvolvimento de projetos simulados utilizando tecnologias de BI para visualização e análise de dados.
-
ObjectivosObjectivesO1. Compreender o papel dos Sistemas de Informação (SI) na gestão de projetos. O2. Relacionar os principais standards e as melhores práticas de mercado com os SI. O3. Caracterizar o contexto organizacional e compreender os grupos de processos e áreas de conhecimento da Gestão de Projetos. O4. Identificar e conhecer os principais modelos, técnicas e ferramentas utilizadas na gestão de projetos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como operacionalizar os conceitos aprendidos neste âmbito.
-
BibliografiaBibliographyBatista, E. de O. (2020). Sistema de Informação: O Uso Consciente da Tecnologia para o Gerenciamento. Saraiva. Burke, R., & Barron, S. (2022). Project Management Information Systems (5th ed.). Routledge. Fuller, M., Valacich, J., & George, J. (2021). Information Systems Project Management: A Process and Team Approach (3rd ed.). Pearson. Laudon, K., & Laudon, J. (2021). Management Information Systems. Pearson Education Limited.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: M1. Aulas teóricas/práticas com exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. Utilização de métodos interrogativo para consolidação de conhecimentos (através de recursos a exercícios de aplicação). M2. Prática baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados propostos pelo docente. A utilização desta metodologia leva os estudantes a explorar as ferramentas de suporte e a aplicar, passo a passo, os conhecimentos adquiridos ao contexto da resolução de problemas concretos. Autónomo: M3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A avaliação curricular será concretizada com recursos aos seguintes elementos:
A1. Trabalho prático (grupo). Inclui componente prática de aplicação, relatório escrito e apresentação/discussão em aula.
A2. Teste teórico/prático (individual)
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*,06 + A2*0,4. O estudante é aprovado se a classificação final
for igual ou superior a 9,5 valores em 20.
A classificação mínima na avaliação curricular (contínua) a aplicar é a seguinte:- Trabalho prático (grupo): 10 valores.- Teste teórico/prático (individual): 8 valores.
A avaliação dos trabalhos práticos em grupo, inclui a avaliação individual dos estudantes que terá uma ponderação de 40% na
classificação do estudante nessa componente.
Avaliação Final / Épocas de Recurso ou Especial:
Hipótese 1:
A1. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:
mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A2. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste escrito em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da fórmula utilizada na avaliação curricular (contínua).
Hipótese 2:
A1. O estudante não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático, com componente de aplicação
(50%) e componente escrita (50%) (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


