Skip to main content

ISLA Santarém 12977

Segurança do Trabalho

Gestão de Processos e Operações Empresariais
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que os possibilitem identificar e aplicar técnicas analíticas e operativas, relacionar as principais causas que estão na origem dos acidentes e doenças ocupacionais. Aplicar metodologias e técnicas preventivas de controlo de riscos relavantes para a Gestão de Processos e Operações Empresariais.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução às condições de Segurança e Saúde no trabalho (SST) 1.1 Condições de trabalho e de saúde 1.2 Ambiente de trabalho 2. Enquadramento legal da SST em Portugal. 2.1 O regime jurídico da promoção da segurança e saúde do trabalho 2.1.1 Direitos, deveres e obrigações de trabalhadores e empregadores 2.1.2 Organização dos Serviços de SST 2.2 O regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. 3. Introdução às técnicas preventivas de SST 3.1 Segurança do trabalho 3.2 Higiene do trabalho 3.3 Ergonomia 3.4 Medicina do trabalho 4. Glossário da terminologia em SST
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Reconhecer potenciais riscos existentes no local e ambiente de trabalho O2. Conhecer o contexto histórico, político e social do trabalho no seio do qual emergiu a função S.S. T. O3. Identificar os momentos marcantes da história da S. S. T. no quadro da OIT, da União Europeia e em Portugal. O4. Caracterizar o regime jurídico actual de enquadramento da S. S. T. e da organização dos serviços de prevenção nas organizações e o direito à reparação; O5. Descrevam as metodologias e técnicas preventivas de controlo de riscos; O6. Conhecer os principais conceitos utilizados na área da SST. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Compreender e aplicar conhecimento sobre a evolução das leis, regulamentos e diretrizes que moldaram a área de S.S.T. C2. Aplicação de Metodologias e Técnicas Preventivas
  • BibliografiaBibliography
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se em metodologias ativas, em particular (1) estudo de caso e (2) aprendizagem baseada em projetos e problemas. Estas metodologias geram discussão com os alunos e implicam a resolução dos exercícios teóricos e práticos. Procura-se estimular nos mesmos as competências práticas de pesquisa, análise e desenvolvimento de trabalhos seguindo as regras do trabalho científico. Em termos dos recursos pedagógicos o docente disponibiliza um estudo de caso e exercícios de aplicação prática do conhecimento adquirido, assim como outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular e/ou a avaliação final consiste na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho de estudo de caso com a resolução de um conjunto de problemas (40%) e uma frequência (60%). Todos os momentos de avaliação são de carácter teórico e prático.

    As datas e momentos de avaliação são disponibilizadas na plataforma Moodle.