Skip to main content

ISLA Santarém 12984

Saúde Ocupacional

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular introduz os conceitos fundamentais de saúde ocupacional, permitindo caracterizar saúde/doença e medicina do trabalho, analisar a realidade organizacional, planear políticas e procedimentos de prevenção e promover uma cultura de segurança, melhoria contínua e bem estar dos trabalhadores.
  • ProgramaProgramme
    1. Saúde Pública como disciplina da Saúde Ocupacional.  2. Saúde Ocupacional.  2.1 Evolução histórica da medicina do trabalho.  2.2 O enquadramento legal da saúde ocupacional na União Europeia e em Portugal.  3. Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.  4. Principais patologias de origem laboral. 5. Principais instrumentos de política e administração da Saúde Ocupacional.  6 Princípios gerais e orientações éticas para o exercício da medicina do trabalho e da saúde e segurança do trabalho: aspetos gerais
  • ObjectivosObjectives
    O1. Apresentar os conceitos introdutórios da saúde ocupacional;  O2. Conhecer os principais temas da área da saúde ocupacional;  O3. Caraterizar saúde e doença; apresentar os aspetos mais relevantes da medicina do trabalho;  O4. Analisar a realidade organizacional em termos da saúde ocupacional;  O5. Planear e desenvolvimento de políticas e procedimentos de prevenção em saúde ocupacional;  O6. Desenvolver uma cultura de segurança em que a prevenção de riscos, a promoção da saúde e a constante melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida sejam sistemáticas.  No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Utilizar os métodos e técnicas aplicáveis no contexto da saúde ocupacional refletindo-se essa utilização na tomada de decisões atempadas e adequadas na prevenção em saúde ocupacional.  C2. Adotar atitudes de rigor, atualização e melhoria contínua em termos da saúde ocupacional dos recursos humanos.
  • BibliografiaBibliography
    Bridger, R. S. (2018). Introduction to human factors and ergonomics (4th ed.). Boca Raton, FL: CRC Press. LaDou, J., & Harrison, R. J. (2014). Current occupational and environmental medicine (5th ed.). New York, NY: McGraw Hill. Leite, E. S., & Sousa-Uva, A. (Coords.). (2018). Manual de saúde ocupacional em hospitais. Lisboa, Portugal: Diário de Bordo Editores. Sousa-Uva, A. (Org.). (2019). Saúde ocupacional: O trabalho ou o trabalhador como principal alvo da sua ação? Lisboa, Portugal: Petrica. ISBN 978 989 99550 8 0.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Metodologia interrogativa para reflexão crítica e consolidação dos saberes em interação com o docente. 2. Metodologias ativas em sala de aula, através de trabalho de grupo, estudos de caso e momentos de design thinking orientados para a aplicação prática dos conteúdos. 3. Utilização da Gamificação. Trabalho autónomo: 4. Consolidação individual por meio de leitura orientada, resolução de problemas e aprofundamento dos conteúdos abordados nas sessões presenciais.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular será realizada através de: teste individual, cuja ponderação será 60% na nota final do semestre; trabalho cuja avaliação terá uma ponderação de 40% na nota final do semestre. 
    Em época de exame final/recurso/especial, será realizado um exame, o qual valerá 100% da nota final.