ISLA Santarém 13152
Redes e Comunicação de Dados II
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ApresentaçãoPresentationDotar o aluno de conhecimentos sobre routing e switching nomeadamente: operações relacionadas com o roteamento estático e dinâmico e respetivas configurações; analisar e resolver problemas relacionados com o roteamento; configurar listas de acesso e sua aplicação prática no contexto de segurança das redes; executar configurações em switches; implementação de VLANs e Wireless LANs.
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ProgramaProgramme1. Configuração de dispositivos de Routing e Switching 2. Encaminhamento Conceitos básicos de encaminhamento Roteamento Estático Roteamento Dinâmico Protocolo de roteamento RIPv2 3. Switching 3.1 Conceitos de switching 3.2 VLANs 3.3 Roteamento entre VLANs 3.4 Protocolo Spanning-Tree 3.5 EtherChannel 4. DHCPv4 e DHCPv6 5. Segurança 5.1 Segurança de LAN 5.2 Segurança de Switching 6. Redes sem Fio (WLAN) 6.1 Conceitos 6.2 Configuração de WLAN 7. Listas de Acesso (ACL) 7.1 Conceitos de ACL 7.2 ACLs Padrão 7.3 ACLs Estendidas
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ObjectivosObjectivesO1. Descrever e implementar as configurações básicas de um router; O2. Descrever as operações relacionadas com o roteamento estático; O3. Apresentar os protocolos de roteamento estático; O4. Apresentar os protocolos de roteamento vetor distância; O5. Apresentar os protocolos de roteamento link-stafe; O6. Executar configurações de redes utilizando os diferentes protocolos de roteamento; O7. Analisar e resolver problemas relacionados com o roteamento; O8. Apresentar os conceitos de listas de acesso e sua aplicação prática; O9. Apresentar as tecnologias de switching; O10.Definir e implementar VLAN. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Proceder à configuração de dispositivos de encaminhamento (routers) através de roteamento estático e/ou de protocolos de roteamento dinâmico; C2. Compreender os conceitos de roteamento e implementar, verificar, identificar e solucionar problemas das operações de roteamento; C3. Implementar listas de acesso; C4. Implementar VLAN.
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BibliografiaBibliographyBoavida, Fernando, et. al (2009). Administração de Redes Informáticas, FCA ? Editora de Informática. Lic, Books (2011). Internet Architecture: Routing, Classles, Books LLC Odom, Wendell (2013). Cisco Ccna Routing And Switching 200-120 Official Cert Guide Library, Pearson Education. Véstias, Mário (2005). Redes Cisco para Profissionais, FCA, Editora de Informática. Wenning, L. (2010). Context-Based Routing In Dynamic Networks, Springer Fachmedien Wiesbaden
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo e demonstrativo para exposição conteúdos, seguindo-se a utilização do método interrogativo para a respetiva consolidação. 2. Os estudantes estão inscritos na Academia CISCO, plataforma de e-learning. No final de cada capítulo os estudantes, fazem um conjunto de exercícios guiados e realizam um teste online proposto na plataforma da academia Cisco. 3. Prática simulada: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente (nestas atividades são utilizados equipamentos reais ou simulador packet tracer). Autónomo: 4. Estudo e resolução de exercícios de aplicação adicionais propostos pelo docente. Os recursos pedagógicos fundamentais são disponibilizados através das plataformas Moodle e da Academia Cisco do ISLA, incluindo ainda o laboratório de redes e o simulador de redes (packet tracer).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS7
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Portfólio de exercícios propostos na plataforma da Academia Cisco.
A2. Trabalho prático (grupo).
A3. Teste final prático (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,2+A2*0,4+A3*0,4.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial:
Hipótese 1:
- A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante obteve classificação positiva nesta componente: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas.
- A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo o qual obteve classificação positiva e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas (Avaliação Final,
Recurso/Especial)
- A3. Teste final prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da fórmula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
- A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante não participou ou participando obteve classificação negativa.
- A2. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho de grupo, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.
Nestas circunstâncias estas componentes da avaliação não poderão ser utilizadas na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


