Skip to main content

ISLA Santarém 13148

Redes e Comunicação de Dados I

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Proporcionar formação sólida nas áreas de Comunicação de Dados, Redes LAN, WAN e Wireless. Arquiteturas, Topologias e Protocolos de Comunicação. Desenho e projeto estruturado de rede.
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos fundamentais: LANs, WANs. 2. Configuração SO de rede: Esquemas de endereçamento. 3. Protocolos e comunicações de rede: Regras de comunicação. Protocolos e padrões de rede.Transferência de dados na rede. 4. Acesso à rede: Protocolos de camada física. Meios físicos de rede. Controle de acesso ao meio. 5. Ethernet: Protocolos. Switches LAN. ARP. 6. Camada de rede: Protocolos. Roteamento. 7. Endereçamento IP: Endereços de rede IPv4 e IPv6. [ 8. Divisão de redes IP em sub-redes: Divisão IPv4 em sub-redes e esquemas de endereçamento. Considerações de projeto para IPv6. 9. Camada de transporte: Protocolos de camada de transporte. TCP e UDP. 10. Camada de aplicação: Protocolos e serviços. 11. Criação de Rede: Projeto de rede. Segurança de rede. Desempenho básico da rede.
  • ObjectivosObjectives
    O1. Proporcionar formação sólida nas áreas de Comunicação de Dados, Redes LAN, WAN e Wireless. O2. Apresentar as Arquiteturas, Topologias e Protocolos de Comunicação. O3. Identificar os diversos Tipos de Redes. O4. Introduzir o desenho e projecto estruturado de rede. Competências: C1. Descrever a estrutura de uma rede, incluindo os dispositivos e meios necessários para a comunicação. C2. Descrever cada uma das camadas do modelo OSI e fazer a comparação com o modelo TCP/IP. C3. Definir o esquema de endereçamento de uma rede seja uma rede completa ou uma sub-rede. C4. Identificar protocolos e arquiteturas de redes. C5. Identificar as tecnologias de rede, seguindo os padrões Ethernet e IEEE 802.11. C6. Definir a estrutura de endereçamento de uma rede seguindo os protocolos IPV4 e IPV6. C7. Planear e implementar redes informáticas utilizando as tecnologias mais adequadas a cada situação.
  • BibliografiaBibliography
    Carthern, C., Wilson, W., Rivera, N., & Bedwell, R. (2021). Cisco Networks: Engineers' Handbook of Routing, Switching, and Security with IOS, NX-OS, and ASA. 2nd edition. Apress. Cisco Networking Academy Program. (2020). Introduction to Networks: Companion Guide. 7th edition. CISCO Academy. Howser, G. (2020). Computer Networks And The Internet: A Hands-On Approach. Springer. Peterson, L. L., & Davie, B. S. (2021). Computer networks: a systems approach. 6th edition. Elsevier. Tanenbaum, A. S., Feamster, N., & Wetherall, D. J. (2021). Computer Networks. 6th edition. Pearson.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: As atividades letivas serão desenvolvidas segundo a metodologia da aprendizagem baseada em problemas/projetos (Project Based Learning) complementada pela metodologia Aula Invertida (Flipped Classroom). Para a concretização dos objetivos, será disponibilizado aos estudantes um laboratório de redes (Cisco) e um software simulador de redes (Packet Tracer). Autónoma: Os alunos terão acesso permanente a conteúdos disponibilizados nas plataformas colaborativas e de aprendizagem da instituição (Moodle, ISLA X Academy e Academia Cisco do ISLA) como materiais de suporte às metodologias propostas. Para a concretização dos objetivos, será disponibilizado aos estudantes um software simulador de redes (Packet Tracer).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de exercícios propostos na plataforma da Academia Cisco.

    A2. Trabalho prático (grupo).

    A3. Teste final prático (individual).

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,2+A2*0,4+A3*0,4.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial.

    Hipótese 1:

    - A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante obteve classificação positiva nesta componente: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas.

    - A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo o qual obteve classificação positiva e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas (Avaliação Final,

    Recurso/Especial)

    - A3. Teste final prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da fórmula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    - A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante não participou ou participando obteve classificação negativa.

    - A2. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho de grupo, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.

    Nestas circunstâncias estas componentes da avaliação não poderão ser utilizadas na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.