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ISLA Santarém 15793

Realidade Virtual e Aumentada

Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Realidade Virtual foca-se nos fundamentos, tecnologias e aplicações imersivas de RV e RA, permitindo aos estudantes compreender os dispositivos e ambientes virtuais, bem como conceber experiências interativas para diferentes contextos de utilização.
  • ProgramaProgramme
    Introdução à Realidade Aumentada Conceitos Aplicações Tecnologias de visualização Componentes de um sistema de realidade aumentada. Introdução à visão por computador Estrutura geral de um sistema de visão por computador Introdução às técnicas de aquisição, processamento e análise de imagem Técnicas de aquisição de informação 3D Sistemas de Realidade Aumentada Imagens virtuais e reais Fases de processamento: reconhecimento e seguimento do padrão. Perceção em Ambientes Virtuais Tecnologias para Realidade Virtual e Aumentada Técnicas e algoritmos em Realidade Virtual e Aumentada Modelação de objetos 3D Visualização de objetos 3D Técnicas de aceleração em visualização 3D Oclusão Deteção de colisões
  • ObjectivosObjectives
        Dar a conhecer a evolução na computação gráfica que levou à criação da realidade virtual e aumentada; Apresentar os principais conceitos associados à realidade virtual e aumentada; Identificar as principais características das diferentes interfaces de realidade virtual e aumentada; Identificar as principais técnicas associadas à realidade virtual e aumentada; Dotar os estudantes com os conhecimentos destas técnicas que lhes permitam prosseguir estudos avançados na área. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: Identificar e caracterizar os componentes, a estrutura e as funções de um sistema mínimo de realidade virtual e/ou aumentada; Compreender os algoritmos principais usados na implementação de cada um dos componentes; Compreender como interagem os diversos componentes; Realizar a integração entre imagens do mundo real e imagens de objetos virtuais.
  • BibliografiaBibliography
    Aukstakalnis, Steve (2017) Practical augmented reality: a guide to the technologies, applications, and human factors for AR and VR, Boston : Addison-Wesley. Hardman, Casey (2024). Game Programming with Unity and C#. APRESS. Sean & Tinnell, John (eds.) (2017) Augmented reality: innovative perspectives across art, industry, and academia, South Carolina: Parlor Press. Rebenitsch, Lorel(2024). A Practical Introduction to Virtual Reality. Morgan Kaufmann Tobias (2016) Augmented reality: principles and practice, Boston: Addison-Wesley.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia expositiva será utilizada para apresentar cada um dos tópicos dos conteúdos propostos, seguindo-se a utilização de métodos ativos envolvendo a aplicação prática concretizada através de exercícios e trabalhos, uma vez que, esta unidade curricular é essencialmente de prática laboratorial.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação, em qualquer das épocas de avaliação, será concretizada através da realização de Trabalho de investigação / aplicação prática (100%).