ISLA Santarém 15892
Programação para Dispositivos Móveis
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ApresentaçãoPresentation
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ProgramaProgramme1. Ambientes de desenvolvimento 2. Diferentes tipos de Aplicações Linguagens nativas: Java, Objective-C, Swift, VB.NET, C# Linguagens híbridas com HTML5 (HTML+CSS+JS) 3. Introdução ao desenvolvimento de aplicações Android - Introdução ao ambiente de desenvolvimento Android Studio - Estrutura de uma aplicação Android 4. Tratamento de eventos - Processamento de eventos - Objectos Item - Objectos Command e CommandListener - Item e ItemStateListener 5. Interface de alto nível - Screen - Form - Item - DateField - Gauge - StringItem - TextField - Choice e ChoiceGroup - Image e ImageItem - List - TextBox - Alert e AlertType - Ticker 6.Interface de baixo nível - Classe canvas - Classes Painting e Graphics - Desenhar Linhas e Rectângulos - Desenhar texto - Imagens 7. Persistência de dados em midp - Record Management System - SQLite 8. Comunicação - Comunicar a partir do telemóvel 9. APIs Criação de Apps mobile com recurso a APIs de geolocalização, câmera entre outras 10. Empacotamento, distribuição e instalação de aplicações móveis
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Caracterizar as diferentes tecnologias de desenvolvimento para dispositivos móveis. - Utilizar a Linguagem J2ME no desenvolvimento de vários tipos de aplicações para telemóveis, PDA e outros dispositivos móveis. - Desenvolver aplicações para acesso a base de dados a partir de dispositivos móveis.
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BibliografiaBibliographyCarneiro, Alberto (2009).Auditoria e Controlo de Sistemas de Informação. FCA, Editora de Informática. Oliveira, José (2006). Método de Auditoria a Sistemas de Informação. Porto Editora. Zuquete, A. (2013). Segurança em Redes Informáticas. FCA, Editora de Informática. Carvalho, Nuno (2009). Organizações e Segurança Informática. Lugar da Palavra.
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MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. As sessões decorrem em laboratórios de informática dotados de todos os recursos necessários para a frequência das aulas, por parte dos estudantes. As aprendizagens terão um grande foco nas metodologias ativas, sendo a aprendizagem baseada em projetos aquela que será maioritariamente aplicada, sendo que, aula invertida pode ser utilizada nos trabalhos de grupo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
4 Trabalhos Práticos Individuais
08-10-2025
22-10-2025
05-11-2025
26-11-2025
50%
Portfolio
dd-mm-yyyy
10%
1 Trabalho de Grupo
07-01-2025
40%
Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de quatro trabalhos individuais, com o peso de 12.5% cada, perfazendo um total de 50%; Junta-se um trabalho de Grupo com o peso de 40%; ficando os restantes 10% para o portfolio de trabalhos realizados nas sessões, sendo feita uma regra de três simples sobre o total de exercícios pedidos e o total de exercícios entregues.
Na época normal, trabalhos individuais, frequência e trabalhos de grupo são obrigatórios, a não realização de exercícios de qualquer um dos tipos reprovada automaticamente o aluno (frequência obrigatória, trabalho de grupo obrigatório e trabalho individual pelo menos um). Todos os exercícios de avaliação são realizados em sala de aula, em caso de não comparência em aulas de avaliação os alunos terão zero valores nessa avaliação. Os trabalhos são de defesa obrigatória. Nas épocas final de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.


