ISLA Santarém 15891
Programação para a Web
-
ApresentaçãoPresentation
-
ProgramaProgramme1. Conceitos de web design 2. HTML - Apresentação da linguagem e do conceito “tag” - Estrutura básica de uma página Web - Formatação de texto - Hiperligações - Listas - Cores - Tabelas - Frames - Formulários 3. CSS - Vantagens do uso da linguagem - Marcadores - Propriedades - Documentos - Tabeless - Framework jQuery - Framework Bootstrap 4. PHP - Apresentação da linguagem - Arquitetura e funcionamento - Sintaxe básica - Tipos de dados suportados - Constantes - Variáveis - Operadores - Estruturas de controlo - Funções - Classes e objetos em PHP 5. XML 6. Javascript - Apresentação da linguagem - Sintaxe - Variáveis - Tipos de dados - Operadores - Comandos básicos - Comandos condicionais - Eventos - Mensagens - Instâncias - Funções - Arrays - Strings 7. Programas de desenho de sítios Web
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Identificar os conceitos básicos de scripts executados no lado do cliente (liente-side). - Criar site estruturados na tecnologia liente-side. - Criar página Web estruturadas utilizando folhas de estilos. - Identificar as vantagens do uso de folhas de estilos. - Utilizar scripts na criação de páginas Web. - Identificar as tecnologias Web do lado servidor. - Descrever as potencialidades da utilização de tecnologias Web num sistema de informação. - Criar portais dinâmicos, eficientes e seguros. - Utilizar uma base de dados através da Web.
-
BibliografiaBibliographyCoelho, Pedro (2005). HTML 4 & XHTML - Curso Completo. FCA. Figueiredo, Bruno (2010). Web Design – Estrutura, Conceção e Produção de Sites Web, FCA. Oliveira, Hélder (2011). Dreamweaver CS5.5 & CS5, Curso Completo. FCA, Editora de Informática. Abreu, Luís (2013). ASP NET, Curso Completo. FCA, Editora de Informática. Silva, Carlos (2009). Programação com PHP 5.3. FCA, Editora de Informática.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. As sessões decorrem em laboratórios de informática dotados de todos os recursos necessários para a frequência das aulas, por parte dos estudantes. As aprendizagens terão um grande foco nas metodologias ativas, sendo a aprendizagem baseada em projetos aquela que será maioritariamente aplicada, sendo que, aula invertida pode ser utilizada nos trabalhos de grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho Prático Individual
16-10-2025
30-10-2025
13-11-2025
27-11-2025
50%
Portfolio
dd-mm-yyyy
10%
Trabalho de Grupo
08-01-2026
40%
Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de quatro trabalhos individuais, com o peso de 12.5% cada, perfazendo um total de 50%; Junta-se um trabalho de Grupo com o peso de 40%; ficando os restantes 10% para o portfolio de trabalhos realizados nas sessões, sendo feita uma regra de três simples sobre o total de exercícios pedidos e o total de exercícios entregues.
Na época normal, trabalhos individuais, frequência e trabalhos de grupo são obrigatórios, a não realização de exercícios de qualquer um dos tipos reprovada automaticamente o aluno (frequência obrigatória, trabalho de grupo obrigatório e trabalho individual pelo menos um). Todos os exercícios de avaliação são realizados em sala de aula, em caso de não comparência em aulas de avaliação os alunos terão zero valores nessa avaliação. Os trabalhos são de defesa obrigatória. Nas épocas final de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.


