ISLA Santarém 13151
Programação II
-
ApresentaçãoPresentation
-
ProgramaProgramme1. Introdução às linguagens de programação imperativas 2. Estudo da linguagem de programação “C”” 3 Estrutura de um programa em “C” 4. Tipos de dados elementares 5. Instruções de seleção e repetição 6. Definição de funções e passagem de parâmetros 7. Tabelas e ordenamento 8. Ponteiros 9. Tratamento de ficheiros 10. Listas ligadas 11. Pilhas 12. Alocação dinâmica de memória
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos fundamentais da programação procedimental; - Dar a conhecer e utilizar a linguagem “C”; - Caraterizar os tipos de dados na linguagem “C”; - Dar a conhecer as estruturas de controlo de fluxo em linguagens procedimentais; - Dar a conhecer as estruturas de dados standard; - Aprender a definir funções e utilizar as técnicas de passagem de parâmetros; - Dar a conhecer os recursos disponibilizados pela linguagem C, para manipulação de arrays;
-
BibliografiaBibliographyFeofiloff, Paulo (2008). Algoritmos em C, Editora Campus. Guerreiro, Pedro (2006). Elementos de Programação com C. Coleção Informática, Europa América. Hejlsberg, Andres et al.(2010). The C Programming Language. : Pearson Education. Sampaio, Isabel e Sampaio, Alberto (2008). Fundamental da Programação em C. FCA-Editora Informática, LIDEL.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. As sessões decorrem em laboratórios de informática dotados de todos os recursos necessários para a frequência das aulas, por parte dos estudantes. As aprendizagens terão um grande foco nas metodologias ativas, sendo a aprendizagem baseada em projetos aquela que será maioritariamente aplicada, sendo que, aula invertida pode ser utilizada nos trabalhos de grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Descrição
Data limite
Ponderação
Portfolio (trabalhos realizados em aula)
dd-mm-yyyy
30%
Frequência
dd-mm-yyyy
40%
Trabalho de Grupo
dd-mm-yyyy
30%
Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de um portfólio de trabalhos realizados em aula, com o peso de 30%; complementa-se a avaliação com uma prova escrita sobre os conhecimentos adquiridos, com um peso de 40%; junta-se um trabalho de grupo com o peso de 30%.
Na época normal, a frequência e o trabalho de grupo são obrigatórios, sendo que a não realização de qualquer um destes elementos implica a reprovação automática do aluno. O portfólio e a frequência são realizados em sala de aula, em caso de não comparência, os alunos terão zero valores nessas avaliações. O trabalho de grupo é desenvolvido fora da sala de aula, mas a apresentação e defesa são obrigatoriamente presenciais.
Nas épocas de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.


