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ISLA Santarém 15887

Programação de Computadores I

Inteligência Artificial (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
      
  • ProgramaProgramme
    1.Conceitos: Computação. Analise de problemas. Representação lógica de processo. Metodologia de aproximação descendente e modular. Metodologia de programação estruturada e estilo de programação. Algoritmos e a modelação de problemas. Linguagens e paradigmas de programação. Fases do desenvolvimento de uma aplicação. 2.Algoritmos e estruturas de dados. Linguagens de representação algorítmica. Estruturas de dados. Conceitos de estruturas de dados. Dados simples. Dados complexos. Notação Algorítmica. Identificadores, Variáveis, Constantes, Operações e Expressões. Atribuição, leitura e escrita de dados. Estruturas de Controlo e Repetição. Modularização. Prova e Teste. Ordenação e Pesquisa. Estruturas e ficheiros 3. Execução de algoritmos na aplicação Portugol 4.Linguagem Python: Estrutura. Operadores. Funções. Bibliotecas. 5. Implementação de algoritmos e estruturas de dados em Python.
  • ObjectivosObjectives
    Apresentar os conceitos fundamentais da programação. Desenvolver capacidades de raciocínio lógico. Utilizar algoritmos básicos de pesquisa e ordenação. Utilizar estruturas de dados disponíveis nas linguagens de programação modernas. Resolver problemas utilizando mecanismos correntes na programação funcional e procedimental. Desenvolver, testar e corrigir programas de pequena/média dimensão numa linguagem de programação moderna (Python).
  • BibliografiaBibliography
    Punch and Enbody R. (2021). The Practice of Computing using Python, 3rd. Ed., Pearson. Menezes, N. (2019). Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação. Novatec. Carvalho, A. (2021). Práticas de Python - algoritmia e programação. FCA. Guttag, J. V. (2021). Introduction to computation and programming using Python. 3rd edition. MIT Press.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. As sessões decorrem em laboratórios de informática dotados de todos os recursos necessários para a frequência das aulas, por parte dos estudantes. As aprendizagens terão um grande foco nas metodologias ativas, sendo a aprendizagem baseada em projetos aquela que será maioritariamente aplicada, sendo que, aula invertida pode ser utilizada nos trabalhos de grupo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Portfolio (trabalhos realizados em aula)

     

    30%

    Frequência

    03-12-2025

    40%

    Trabalho de Grupo

    17-12-2025

    30%

     

    Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de um portfólio de trabalhos realizados em aula, a média destes trabalhos tem um peso de 30%; complementa-se a avaliação com uma prova escrita sobre os conhecimentos adquiridos, com um peso de 40%; junta-se um trabalho de grupo com o peso de 30%.

    Na época normal, a frequência e o trabalho de grupo são obrigatórios, sendo que a não realização de qualquer um destes elementos implica a reprovação automática do aluno. O portfólio e a frequência são realizados em sala de aula, em caso de não comparência, os alunos terão zero valores nessas avaliações. O trabalho de grupo é desenvolvido fora da sala de aula, mas a apresentação e defesa são obrigatoriamente presenciais.

    Nas épocas de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.